06/10/2023
Atualizada: 06/10/2023 09:35:49
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) comunica à base docente que, a partir deste mês de outubro, o reconhecimento facial para a realização da Prova de Vida de servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis poderá ser realizado diretamente no aplicativo SOUGOV.BR. A nova funcionalidade foi lançada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e divulgada na última quarta-feira (4).
Antes, os beneficiários iniciavam a realização da prova de vida por meio do aplicativo SOUGOV.BR e, para completar o procedimento, eram redirecionados para o aplicativo GOV.BR. Com o lançamento da nova funcionalidade, o procedimento é realizado agora por completo no próprio aplicativo do SOUGOVBR.
Além disso, a nova funcionalidade torna mais simples a captação da imagem do rosto do beneficiário, que precisa apenas enquadrar a face na área tracejada que aparece na tela do celular.
A medida é mais uma opção de comprovação e amplia o acesso ao procedimento da prova de vida uma vez que o beneficiário poderá optar pelo caminho mais adequado às suas necessidades. A realização da prova de vida por meio da plataforma GOV.BR também continua disponível para aqueles que preferirem usar esse canal.
O MGI informou também que caso o beneficiário não consiga realizar a validação facial em função de divergências de cadastro na base do Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou por ausência de biometria facial nessas bases, ou por falta de acessibilidade tecnológica, ele pode procurar qualquer agência bancária onde recebe o provento ou benefício, portando documento oficial de identificação com foto e CPF (exemplos: RG ou Carteira Nacional de Habilitação).
Ou ainda a unidade de gestão de pessoas responsável pelo seu benefício, quando não for possível a realização pelos demais canais disponíveis ou quando for exercida por tutor ou curador.
Para mais informações sobre a Prova de Vida, acesse o FAQ disponível no Portal do Servidor.