08/02/2024
Atualizada: 08/02/2024 11:20:50

Card: Aleck Lima/Ascom Adufal

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) expressa sua total solidariedade e apoio aos/às docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Em greve desde o dia 2 de janeiro deste ano, professores e professoras reivindicam recomposição salarial e lutam para defender a autonomia universitária.

A principal reivindicação dos/as docentes da UESPI é para reverter o grave cenário de desvalorização da categoria, que há 10 anos (de janeiro de 2013 a outubro de 2023) sofre com uma defasagem acumulada em sua remuneração superior de 68,34%.

No entanto, segundo a Associação dos Docentes da UESPI (ADCESP), o governador do estado, Rafael Fonteles, tem se negado a apresentar uma proposta de recomposição das perdas salariais, mesmo após inúmeras reuniões com representações do governo.

Além da recomposição salarial, a categoria também reivindica a retirada de pauta do Projeto de Lei Complementar (PLC) Nº 09/2023, que propõe mudanças no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos/as professores/as da UESPI, a exemplo do aumento da carga horária docente.

Importante destacar que o projeto de lei ataca não somente a autonomia universitária, uma vez que tais mudanças devem ser propostas e realizadas unicamente pela universidade, mas atua diretamente na precarização das relações de trabalho docente, enfraquecendo a pesquisa e a extensão universitárias.

Os/as docentes da UESPI enfrentam, ainda, a criminalização do movimento grevista por parte do governo do estado, que realizou o corte de ponto, resultando no corte dos seus salários.

Diante deste cenário, a Adufal declara apoio integral à luta e reivindicações dos companheiros e companheiras da UESPI, que têm sido exemplos de força e resistência na defesa da universidade pública e dos direitos da categoria docente.

A entidade ressalta, ainda, seu total repúdio à postura arbitrária e intransigente do governo do Piauí em criminalizar a luta dos/as docentes e em colocar em risco a qualidade da educação pública no estado.

Por fim, a Adufal espera que tal cenário seja revertido o mais breve possível com uma efetiva e justa negociação, com a recomposição dos salários dos/as docentes e a retirada do PLC Nº 09/2023 da pauta da Assembleia Legislativa do Piauí.

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail