09/05/2024
Atualizada: 09/05/2024 18:54:22

Fotos: Vanessa Ataide/Ascom Adufal

Os/as docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estiveram reunidos nesta semana, na quarta (8) e quinta-feira (9), para dialogar sobre a atual conjuntura e o cenário da greve dos professores da educação federal com o propósito de definir os próximos passos do movimento grevista.

Para promover o diálogo, a Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) convocou assembleias setoriais em três campi da universidade: Sertão, Arapiraca (ambos na quarta-feira, 8 de maio) e A. C. Simões (nesta quinta-feira, 9 de maio).

Antes de ser iniciada a assembleia em Maceió, os/as docentes votaram pela inversão dos pontos de pautas, aprovando que, após os informes, o ponto de pauta a ser discutido seria o de construção de greve.

No primeiro ponto de pauta, a Mesa Diretora realizou os informes relacionados à greve docente, destacando as discussões do Consuni, ocorrido na última terça-feira (7); das assembleias setoriais realizadas em Delmiro e Arapiraca nesta quarta-feira (8); o debate sobre carreira e financiamento educacional realizado na Adufal na terça-feira (7); e as reuniões de articulação com a bancada federal e liderança do governo, também ocorridas nesta semana, e que contaram com a participação do presidente da entidade, Jailton Lira.

A vice-presidenta da Adufal, professora Irailde Correia, participou da sessão do Consuni na terça (7) e compartilhou que, na ocasião, foi discutida a suspensão do cronograma do calendário acadêmico do ano letivo de 2024.

“Quando discutimos sobre o calendário nós defendemos e apresentamos o que tínhamos encaminhado no Comando Local de Greve, com as orientações das essencialidades, e acerca disso deixamos claro que o espaço de deliberação sobre essa agenda de serviços essenciais cabe à assembleia docente, e não ao Consuni”, explicou Irailde Correia.

No próximo ponto de pauta sobre a construção de greve, professores/as apresentaram questões relacionadas ao custeio das atividades do movimento de greve, momento em que a Mesa Diretora aproveitou para repassar as informações referentes ao atual Fundo de Greve da entidade e o quanto já foi investido até o momento nas atividades de greve.

Logo em seguida, a Diretoria da Adufal encaminhou a proposta de liberação de R$ 50 mil do Fundo de Greve para as próximas atividades a serem realizadas pelo Comando Local de Greve (CLG). A proposição foi votada e aprovada por unanimidade pelos/as docentes presentes.

Os/as professores/as presentes na assembleia do Campus A. C. Simões também encaminharam a realização de uma nova rodada de assembleias setoriais já para a próxima semana, com a de Maceió marcada para ocorrer na sexta-feira (17). Os horários e locais das reuniões dos campi Sertão e Arapiraca serão articulados e divulgados posteriormente.

Da Diretoria da Adufal, participaram da assembleia o presidente da entidade, Jailton Lira; a vice-presidenta, Irailde Correia; o primeiro-secretário, Eduardo Müller; os diretores de Política Sindical, Flávio Dantas e Sandra Lira; a tesoureira e o vice-tesoureiro, Rosangela Reis e Luciano Barbosa; o diretor de Política Cultural, Ailton Galvão; e a diretora de Divulgação e Imprensa, Lenilda Austrilino.

Fonte: Vanessa Ataide e Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail