25/05/2024
Atualizada: 25/05/2024 12:52:35
É com imenso pesar que a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) comunica o falecimento do professor aposentado José Gonçalves Sobrinho, aos 82 anos, ocorrido neste sábado, 25 de maio.
O docente também era médico e dedicou 45 anos de sua vida à pediatria em Alagoas. Foi um dos profissionais mais requisitados e atuantes na área no estado, se destacando por sua dedicação e amor às crianças.
Na Ufal, José Gonçalves desenvolveu inúmeros trabalhos, especialmente ligados à pesquisa. O professor foi membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e um dos principais militantes para a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, transformado em lei em 1990.
José Gonçalves também contribuiu para a implantação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, onde foi aclamado como primeiro presidente.
O docente destaca-se, ainda, como um dos fundadores da Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP) e da Academia Alagoana de Medicina. Em 1990, ele fundou a Família Alagoana Down, que beneficia dezenas de famílias carentes até os dias de hoje.
José Gonçalves Sobrinho deixa um legado admirável para a medicina e a docência em Alagoas.
O velório ocorre ainda neste sábado (25), na capela 4 do Campo Santo Parque das Flores, localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió. O sepultamento será realizado às 17h.
A Adufal manifesta sinceras condolências aos amigos e familiares do professor José Gonçalves Sobrinho. Que ele descanse em paz.
Rua Dr. José de Albuquerque Porciúncula, 121
Farol Maceió-AL 57051-345
Sede Farol
Segunda a Sexta
08:00 às 17:00
(82) 3241-1880
(82) 9.9992-6899
Unidade CIC - Ufal
Quartas-feiras
8h às 12h
13h às 17h
(82) 9.9953-0275
2026
Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas
Seção Sindical do ANDES-SN