24/06/2024
Atualizada: 24/06/2024 13:41:13

Card: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

O Comando Nacional de Greve (CNG) do Andes-SN deliberou, após reuniões ocorridas na sede do sindicato, em Brasília, neste sábado (22) e domingo (23), pela assinatura do acordo com o governo federal e encerramento da greve docente em todo o país, com saída unificada até 3 de julho.

A decisão de assinar o acordo com o governo ocorreu por maioria de votos das delegações dos Comandos Locais de Greve das universidades (CLGs) que estavam presentes na ocasião. Assim votaram: 18 votos a favor, 11 votos contrários e 6 abstenções.

A deliberação de encerramento unificado da greve também ocorreu por maioria dos votos: 22 votos a favor, 12 votos contrários e 1 abstenções.

Em documento divulgado neste domingo (23), através do Comunicado 96 (em anexo desta matéria), o CNG do Andes-SN declara que, embora os termos do acordo apresentado pelo governo federal não atendam adequadamente ao conteúdo das demandas da categoria, refletem avanços que só foram possíveis graças à força do movimento paredista.

"Para que o vigor desse movimento não se perca e que a greve siga sendo compreendida e valorizada como instrumento fundamental e eficaz na busca dos interesses da nossa classe, reafirmamos a importância de construir uma saída coletiva", diz o documento.

Da direita para a esquerda, o presidente da Adufal, Jailton Lira, ao lado do primeiro-secretário da entidade, Carlos Müller, durante reunião do CNG Andes-SN..

Encaminhamentos

Como encaminhamentos após as decisões, o CNG Andes-SN orienta a convocação de uma nova rodada de AGs para efetivação da saída conjunta da greve prevista para até 3 de julho, além de sinalizar também que a assinatura do Termo de Acordo com o governo federal ocorre já na próxima quarta-feira, 26 de junho. Esta nova rodada de assembleias também deve ocorrer até o dia 3 de julho por deliberação do CNG. 

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) informa que as assembleias setoriais com a base docente da Ufal ocorrem na próxima semana para deliberar sobre a saída unificada da greve. Confira a agenda de assembleias abaixo: 

Campus Sertão (Delmiro Gouveia)
1 de julho (segunda-feira)
15h às 17h
Auditório do Campus

Campus A. C. Simões (Maceió)
2 de julho (terça-feira)
9h30 às 12h30
Auditório da Reitoria

Campus Arapiraca (sede)
2 de julho (terça-feira)
10h às 12h
Auditório do Campus

"Nós temos que realizar assembleias específicas para decidir se concordamos com a assinatura do acordo e o encerramento da greve ou se vamos deliberar pela manutenção da greve. Esse é um procedimento padrão nessa condução da greve, porque cabe a cada universidade, de forma específica, definir sobre as questões que foram acordadas em âmbito nacional", explicou o presidente da Adufal, professor Jailton Lira. 

Fonte: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail