31/07/2024
Atualizada: 31/07/2024 18:10:43

Fotos: Jão Design/Ascom Adufal

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) se reuniu, na tarde desta quarta-feira (31), com representantes do movimento estudantil da Ufal para dialogar sobre a retirada de parte das linhas de ônibus do Campus A. C. Simões.

Durante a reunião, que ocorreu na sede da Adufal no Centro de Interesse Comunitário (CIC-Ufal), os/as discentes expuseram as dificuldades que estão enfrentando após as mudanças nas linhas de ônibus da universidade, feitas pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió.

Na ocasião, a Adufal se comprometeu em subscrever uma denúncia junto ao Ministério Público, por meio do setor jurídico da entidade, caso o grupo de estudantes reúna elementos e informações que sustentem essa ação.

Foto: Jão Design/Ascom Adufal

"Essa situação afeta diretamente a comunidade acadêmica, não só os estudantes, como os professores também. Estamos vendo casos de alunos que terminam chegando mais atrasados nas aulas, por conta desse 'ônibus integração' que não passa numa frequência adequada, então atrapalha no rendimento dos estudos, na pontualidade, tanto de chegada como de saída das aulas, entre outros aspectos", explicou o presidente da Adufal, Jailton Lira.

A diretora da Adufal, Sandra Lira, também mencionou a importância de que os representantes discentes realizem uma pesquisa ou consulta pública com a comunidade estudantil. Por fim, a entidade sindical se dispôs a colaborar com as outras demandas do segmento estudantil relacionadas ao assunto.

“É importante destacar que o transporte é um direito social assegurado pela Constituição Federal. Além disso, a carta magna também estabelece que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de transporte, entre outros aspectos. Então, essa demanda não se trata de um privilégio, mas sim de uma garantia de direitos”, afirma a professora Sandra Lira.

Fotos: Jão Design/Ascom Adufal

Além dos diretores da Adufal, também participaram da reunião a advogada Ilana Cavancanti, e os/as estudantes Talita de Souza (DALET), Mateus da Silva Barreto (CAAN), Aryelle Silva (ICHCA), Maria Beatriz (CAGM), Anderson Bruno (Agronomia - CECA), Pedro Vinícius (Jornalismo - COS) e Isadora Luiza (Relações Públicas - COS).

Foto: Jão Design/Ascom Adufal

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail