16/08/2024
Atualizada: 04/09/2024 15:09:35
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), por meio desta nota, expressa seu apoio e solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios em Alagoas que aderiram à greve nacional por tempo indeterminado, no último dia 8 de agosto.
O movimento grevista, iniciado nacionalmente no dia 7 de agosto, ocorre após meses de negociações sem sucesso com a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Segundo os/as trabalhadores/as dos Correios, a ECT tem se recusado a atender e discutir cláusulas essenciais para a categoria, além de não apresentar uma proposta que contemple as reivindicações dos/as ecetistas.
A categoria tem reivindicado redução dos custos do plano de saúde, reajuste salarial imediato e linear, melhorias nos benefícios, reajuste das funções de motorizados e a realização de um concurso público.
Os/as trabalhadores/as denunciam, ainda, que a empresa propõe medidas que retiram direitos conquistados ao longo de décadas, além de precarizar as condições de trabalho da categoria.
Para a Adufal, é lamentável que os/as trabalhadores/as dos Correios, que atuam diariamente para promover a integração nacional, contribuindo diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do país, precisem ir às ruas para reivindicar direitos tão básicos e, mais, para lutar a fim de que direitos já conquistados não sejam retirados.
A entidade reafirma o seu apoio e solidariedade aos companheiros e companheiras ecetistas, alagoanos/as e de todo o Brasil, desejando que essa legítima greve seja, por fim, o meio para que a categoria possa conquistar todas as suas reivindicações.
Maceió, 16 de agosto de 2024
Diretoria da Adufal