13/09/2024
Atualizada: 17/09/2024 15:11:47
Com o objetivo de promover maior visibilidade às concepções e planos de governo dos/as candidatos/as à Prefeitura de Maceió, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realiza um debate eleitoral, que ocorre na próxima quarta-feira, dia 18 de setembro, a partir das 8h30, presencialmente no auditório da reitoria da Ufal, no Campus A. C. Simões, em Maceió.
A Adufal conta com o apoio do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), que realizará a transmissão ao vivo do debate pela Rádio Difusora, no canal 93.3 FM. A mediação do debate será realizada pelo jornalista Altannes Holanda.
Todos os candidatos ao cargo de prefeito aptos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram convidados pela Adufal para participar do debate: o atual prefeito JHC (PL), que disputa a reeleição do cargo; Lenilda Luna (UP); Lobão (Solidariedade); Nina Tenório (PCO); e Rafael Brito (MDB).
Até a publicação desta matéria, somente os/as candidatos/as Lenilda Luna (UP), Lobão (Solidariedade) e Rafael Brito (MDB) confirmaram presença. A Adufal ainda aguarda retorno dos demais.
Segundo as regras estabelecidas pela Diretoria da Adufal, o debate conta com quatro blocos, estando eles divididos da seguinte forma:
BLOCO 1: Os/as candidatos/as apresentam uma síntese de suas propostas.
BLOCO 2: Os/as candidatos/as respondem sobre temas sorteados pela Mesa condutora do debate.
BLOCO 3: Os/as candidatos/as respondem às perguntas do público, enviadas através de formulário (disponibilizado pela Adufal entre os dias 13 e 16 de setembro) e as que forem feitas presencialmente durante o debate, até o final do bloco 2.
BLOCO 4: Os/as candidatos/as farão perguntas entre si, referentes aos temas previamente informados e sorteados pela Mesa.
No total, a Adufal preparou 28 eixos temáticos que abrangem assuntos como saúde e educação pública, o crime ambiental da Braskem, política habitacional em Maceió, dentre outros.
Ao final do quarto bloco, os/as candidatos poderão, ainda, usar da palavra para fazer suas considerações finais.
A Adufal disponibiliza um formulário para que a comunidade acadêmica possa enviar sua sugestão de pergunta para os/as candidatos/as. As perguntas serão analisadas previamente pela comissão e, caso aprovadas, serão dispostas em urna para serem sorteadas no momento do debate.
Clique aqui para enviar sua pergunta pelo formulário.
É possível enviar quantas perguntas desejar, sendo necessário realizar um cadastro no formulário para cada pergunta. O formulário ficará disponível até o dia 16 de setembro (segunda-feira).
A Adufal reforça a todos e todas que assistirão ao debate presencialmente de que não serão permitidas manifestações de apreço ou desapreço aos/às candidatos/as, a exemplo de palmas ou vaias.
Instrumentos musicais, megafones e outros instrumentos sonoros não estão autorizados dentro do auditório, bem como materiais de propaganda, a exemplo de bandeiras, placas e cartazes.
Por fim, a entidade reforça que o acesso ao auditório e ao debate é preferencialmente destinado à Comunidade Acadêmica da Ufal.