31/10/2024
Atualizada: 31/10/2024 17:47:02
Nesta quarta-feira (30), a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou o Encontro sobre Assuntos de Aposentadoria, no auditório da sede da entidade, localizada no bairro do Farol, em Maceió.
O Encontro – que contou com a participação da diretoria da entidade e professores/as aposentados/as – teve como objetivo discutir questões relacionadas aos direitos dos aposentados e apresentar os temas da III Jornada de Assuntos de Aposentadoria, que será promovida pelo Andes-SN, em novembro.
O evento foi iniciado com uma apresentação realizada pela professora Sandra Lira, que traçou um panorama do cenário nacional referente à aposentadoria, onde foi citada a trajetória das reformas administrativas e previdenciárias desde a emenda constitucional nº 19, de 4 de junho de 1998, até os dias atuais.
“Toda reforma da previdência só tem dois objetivos: aumentar a contribuição e aumentar o tempo de aposentadoria, então nunca é algo que traz algum tipo de benefício para os trabalhadores”, destacou o presidente da Adufal, Jailton Lira, sobre o atual cenário.
A professora Sandra apresentou, ainda, informações relacionadas ao regime de trabalho dos servidores públicos e às reformas citadas anteriormente, onde estão incluídas as pautas pós Constituição Federal de 1988, a PEC 66/2023, PEC 06/2024 e PEC 555/2006.
Com a participação dos presentes, foram discutidos os temas propostos pelo Andes-SN como o balanço dos fundos complementares de aposentadoria das diversas esferas; o fim da contribuição previdenciária de aposentadas (os) e pensionistas; e a revogação da contrarreforma previdenciária.
Uma das preocupações expressadas pela maioria dos/as aposentados/as presentes foi a condição da categoria - ativos ou inativos - de ter a força de mudança para embargar os planos propostos pelo governo.
Ainda na ocasião, o presidente da Adufal, Jailton Lira, informou que o Núcleo dos Aposentados será fortalecido, sobretudo após as dificuldades geradas após a pandemia de Covid-19.
“A Adufal prima pelas questões jurídicas, assim como prima pelas questões culturais e de formação. É todo o conjunto que faz a Adufal ser o que ela é e estamos aqui, firmes na luta”, pontuou Esmeralda Moura, secretária-geral da Adufal.
Todas as discussões e observações feitas pelos/as docentes nesta reunião serão reunidas e encaminhadas ao Andes-SN, para que sirvam como contribuição na III Jornada de Assuntos de Aposentadoria e na próxima reunião do Grupo de Trabalho de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), que ocorrerá na Sede do ANDES-SN, em Brasília, nos dias 9 e 10 de novembro de 2024.
O Núcleo dos Aposentados "Ivan Fernandes Lima" foi criado pela Adufal em 1995, durante a segunda gestão da professora Taís Bentes Normande, sendo uma iniciativa muito celebrada pelos docentes na época.
Nomeado em homenagem ao professor Ivan Fernandes Lima, o Núcleo o teve como um grande incentivador do projeto que, infelizmente, faleceu naquele mesmo ano, antes do lançamento.
Desde a pandemia de Covid-19, devido aos protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), naturalmente houve uma queda na presença do grupo de aposentados/as na entidade. Pensando em retomar as atividades direcionadas para a categoria com mais frequência, o presidente Jailton Lira enfatiza a importância do Núcleo permanecer atuante.
“Um ponto central destas reuniões é tentar reorganizar o coletivo de aposentados/as, para que ele tenha mais autonomia e, inclusive, apresentem propostas que possam ser implementadas a partir do próximo ano”, pontuou o presidente da Adufal.