31/10/2024
Atualizada: 31/10/2024 18:09:45
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) empossou, nesta quinta-feira (31), os integrantes do Conselho de Representantes da entidade que atuarão no biênio 2024-2026.
Ao todo, o Conselho terá 44 integrantes titulares, sendo um para cada curso que oficializou candidatura de chapa, nas eleições que ocorreram em setembro deste ano. Os membros da diretoria da Adufal fazem parte do Conselho, com direito à voz e voto.
Clique aqui para conferir as imagens da posse no álbum de fotos.
Durante a posse, que também foi a primeira reunião do grupo, o presidente da Adufal, Jailton Lira, fez a leitura dos artigos do Regimento da entidade que dispõem sobre as competências do Conselho de Representantes.
Em seguida, o professor passou os informes da entidade, apresentando uma síntese do que ocorreu após a greve deste ano — em termos de mobilização política e sindical —, sobre as ações judiciais, além de pontuar as atualizações sobre a minuta de progressão docente.
“Estamos muito felizes com a composição desse Conselho de Representantes, sobretudo por termos conseguido uma participação massiva, onde temos 44 integrantes, acrescidos dos suplentes. Esperamos que esse período de atuação seja muito produtivo para que possamos estreitar ainda mais os laços entre a base docente e o nosso sindicato”, frisou o presidente da Adufal.
Nesta primeira reunião do Conselho, os integrantes também definiram alguns detalhes sobre a agenda de encontros dos/as conselheiros/as, sendo aprovada a sugestão da Diretoria, de realização de reuniões bimestrais, de forma híbrida, para facilitar a presença daqueles associados lotados nos campi fora de sede.
Contudo, no caso das reuniões híbridas, caso haja alguma pauta para deliberação, sendo necessário o voto dos/as conselheiros/as, somente os que estiverem participando de forma presencial terão voto considerado, uma vez que o Andes-SN define essas regras de participação.
Ainda na ocasião, a assistente do setor jurídico da Adufal, Sônia Titara, falou sobre o portfólio de ações jurídicas que a entidade possui disponível para todos/as os sócios/as, reforçando que basta agendar uma reunião para tratar dos assuntos de forma individualizada.
O Conselho de Representantes é um órgão deliberativo da Adufal que deve ser constituído por um representante de cada curso das Unidades Acadêmicas da Ufal (UAs) e seu suplente, escolhidos por seus pares associados.
Entre as competências dos conselheiros estão: cumprir e fazer cumprir o Regimento da Adufal, formular políticas gerais e específicas da entidade, elaborar documentos básicos sobre problemas de interesse dos associados, apresentar relatório anual de suas atividades à Assembleia Geral Ordinária, entre outras.
A função política do Conselho é ser um elo entre Diretoria e base, além de contribuir na mobilização da categoria docente nas lutas para a defesa de seus interesses.
Confira o resultado da eleição do Conselho de Representantes da Adufal biênio 2024-2026