10/12/2024
Atualizada: 10/12/2024 16:16:44

Card: Aleck Lima/Ascom Adufal

Em fevereiro deste ano, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) comunicava à base de sócios/as que, em razão do aniversário de 45 anos da entidade, passaria a desenvolver, ao longo do ano, uma série de ações e atividades alusivas à data. O projeto que iniciou com a criação e o uso de uma marca exclusiva para os 45 anos, finaliza na próxima sexta-feira (13), data de aniversário da Associação, com o lançamento do livro “Adufal 45 anos: uma trajetória de luta e compromisso com a educação”.

O evento desta sexta (13) acontecerá na sede da Adufal, localizada no bairro Farol, em Maceió, às 15h, e além do lançamento do livro, haverá a reinauguração da Galeria de Presidentes da entidade.

A cerimônia conta, ainda, com apresentação musical do professor associado Carlos Gonçalves de Oliveira, e Jacira Gonçalves. Uma apresentação especial com detalhes do processo de produção do livro e alguns dos acontecimentos registrados na obra também será realizada na ocasião.

Para o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, o evento marca o coroamento do conjunto de atividades realizadas e divulgadas pela entidade ao longo do ano de 2024 em celebração ao aniversário de 45 anos da Associação.

“Hoje podemos considerar que a Adufal é esta entidade que, surgida no contexto do final do regime militar, acabou se consolidando como uma das entidades sindicais mais influentes e mais importantes no movimento sindical alagoano”, afirmou o docente.

Convidados especiais

Além do convite à base docente, a entidade também fez um convite especial aos/às ex-presidentes/as da associação, à gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), à Editora da Ufal (Edufal), aos sindicatos da educação, e ao Diretório Central dos Estudantes – Quilombo dos Palmares (DCE/Ufal).

“É fundamental a presença dos ex-presidentes e ex-presidentas da Adufal, das entidades sindicais, dos demais associados e associadas, porque o dia 13 de dezembro será um momento de celebração e, ao mesmo tempo, de reafirmação da importância do movimento sindical neste contexto atual, de luta pela democracia, pelos direitos sociais e pela educação pública”, destacou Jailton Lira.

Atividades ao longo do ano

Uma das primeiras ações da entidade para celebrar os 45 anos de fundação foi a criação de uma marca exclusiva para a data, que foi e vem sendo aplicada a todos os materiais gráficos da associação, a exemplo de cards, panfletos e faixas, além do site e redes sociais da Adufal, desde o início do ano.

Em maio, a Adufal realizou uma ação especial com os sindicatos que fazem parte da trajetória de luta da associação, reconhecendo a importância da contribuição dos companheiros e companheiras, especialmente para defender a educação pública e os direitos dos/as trabalhadores/as.

Na atividade, a entidade visitou os sindicatos, repassando a mensagem de agradecimento e distribuindo press kits com itens que faziam referência aos 45 anos de história da associação.

Em novembro, a entidade lançou também o "Especial #Adufal45anos", uma série de vídeos produzidos para celebrar esta data tão importante para toda a base docente. As produções contaram com a participação dos/as ex-presidentes/as, diretores/as e funcionários/as que marcaram a história e trajetória da Adufal.

Entre os entrevistados para a série estão os ex-presidentes Carlos Henrique Falcão; Amundson Portela; Antônio Carlos Marques; Luiz Henrique de Oliveira; Maria Alba Correia; Antônio Passos; Marcio Barboza; além do ex-diretor Afonso Espíndola; a sócia-fundadora e atual diretora de Divulgação e Imprensa, Lenilda Austrilino; o atual diretor de Política Cultural, Ailton Galvão; o ex-funcionário Jackson Cavalcante; e a assistente do jurídico da Adufal, Sônia Titara.

Clique aqui e confira a playlist com todos os vídeos já publicados no YouTube. 

Outra ação que tem sido muito bem recebida pela base de sócios/as refere-se às publicações com recordações e acontecimentos históricos da associação, o #TBTAdufal – 45 anos de história, que iniciou no dia 7 de novembro, e tem sido publicado em todas às quintas-feiras desde então. A iniciativa tem trazido vários feedbacks de professores e professoras sobre a importância de resgatar e compartilhar a história da entidade.

Confira abaixo todos os #TBTsAdufal já divulgados:

Lista de presença e ata da reunião que discutiu a criação da Adufal em 7 de novembro de 1979
Primeira passeata realizada pela Adufal, que ocorreu no dia 28 de novembro de 1980
Primeiras edições dos boletins da Adufal
Inauguração da primeira sede da Adufal, realizada em 30 de outubro de 1992
Medalha do Mérito Universitário “Ufal 50 Anos” que a Adufal recebeu em 23 de outubro de 2011

A primeira passeata realizada pela entidade foi a “Caminhada em Defesa da Educação”, que ocorreu no Centro de Maceió, no dia 28 de novembro de 1980. Card: Aleck Lima/Ascom Adufal

Encerrando este conjunto de atividades, a Adufal lança na próxima sexta-feira (13) o livro “Adufal 45 anos: uma trajetória de luta e compromisso com a educação”, fruto de um trabalho de recolhimento das memórias e registros históricos, escrito a partir de uma abordagem jornalística, e com o objetivo de resgatar e homenagear o legado da entidade para a educação pública e para o ensino superior em Alagoas.

Confira a sinopse do livro a seguir

Nestes 45 anos de existência da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), celebramos essa data com a publicação de uma obra que resgata e homenageia o legado da entidade para a educação pública e para o ensino superior em Alagoas.

Este livro apresenta uma síntese da sua história, com uma riqueza de detalhes obtida a partir dos acervos documentais da própria entidade e dos diversos tipos de depoimentos (entrevistas, artigos, matérias) de docentes que participaram ativamente dessa construção social de criação de uma representação sindical que foi se consolidando no decorrer das décadas.

A trajetória da entidade ocorre em meio à defesa de um país mais democrático e mais inclusivo, que desafiou períodos de autoritarismo e perseguição. Toda essa história é relatada de forma emocionante e franca por vários dos seus protagonistas. Depoimentos que eternizam e preservam uma história de lutas e desafios em defesa de uma educação pública para todos/as.

Fonte: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail