17/12/2024
Atualizada: 17/12/2024 15:35:40

Card: Aleck Lima/Ascom Adufal

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) vem a público manifestar preocupação em relação ao acordo da greve dos Servidores Públicos Federais (SPFs) de 2024 que precisa ser ratificado pelo Congresso Nacional por ocasião da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que deve ser votada nesta quarta-feira (18).

A situação no Congresso Nacional é delicada e o reajuste dos SPFs está em sério risco. Estamos em um momento crucial e a mobilização de todos nesta semana é indispensável para garantir a aprovação da LDO. Sem isso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) não terá como enviar a Medida Provisória.

Além disso, precisamos, em paralelo, lutar pela aprovação das emendas dos deputados Carlos Zarattini (PT) e Elvino Bohn Gass (PT), que são fundamentais para assegurar o pagamento do retroativo. Lutamos tanto durante a greve, mas agora entramos na etapa decisiva, onde podemos conquistar tudo ou perder muito.

Sabemos que há outras pautas em disputa no Congresso, a exemplo da reforma tributária que Arthur Lira (PP) quer aprovar, colocando o governo refém de pautas neoliberais, portanto, o avanço da nossa demanda depende da nossa capacidade de mobilização.

Nesse sentido, entendemos que o Andes-SN, com toda sua capacidade de articulação, poderia liderar um movimento ainda mais intenso, convocando a militância com urgência e reativando a Comissão Parlamentar para dialogar diretamente com os gabinetes.

O Congresso precisa sentir a força da mobilização dos SPFs, pois este é o momento de agirmos com união e foco. A situação exige ação imediata e a responsabilidade está nas mãos de cada um. A informação é confiável e o cenário é claro: a pressão de todos e todas pode ser o diferencial para o sucesso desta luta.

Maceió, 17 de dezembro de 2024.
Diretoria da Adufal


2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail