12/01/2025
Atualizada: 17/01/2025 14:42:18
É com grande pesar que a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) comunica o falecimento do professor, advogado e ex-presidente da entidade, Marcello Lavenère Machado, aos 86 anos, ocorrido na manhã deste domingo (12).
O professor associado atuou como docente na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e contribuiu significativamente como parte da primeira diretoria eleita da Adufal, em sua atuação como presidente durante os anos de 1980 a 1981.
Em 2019, o professor concedeu uma entrevista exclusiva à Assessoria de Comunicação (Ascom) da Adufal sobre sua participação na fundação da entidade, publicada na revista especial da Adufal e Sintufal para a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas e republicada na íntegra no livro "Adufal 45 anos: uma trajetória de luta e compromisso com a educação”, a partir da página 179.
Durante sua trajetória profissional, Marcello Lavenère foi um jurista fortemente engajado com as pautas sociais, direitos humanos e cooperativismo. Ele exerceu a função de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Alagoas (OAB/AL) por dois mandatos consecutivos, além de professor da Universidade de Brasília (UnB) e da Escola Superior do Ministério Público.
Além disso, Lavenère foi procurador do Estado de Alagoas, ex-presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e ex-membro da Comissão de Justiça e Paz da CNBB.
O corpo do professor será velado e cremado em Brasília na segunda-feira, 13 de janeiro de 2025.
A Adufal manifesta profundas e sinceras condolências a todos os familiares e amigos do professor. Que ele descanse em paz.