11/03/2025
Atualizada: 11/03/2025 12:19:46

Foto: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

Os/as docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estiveram mobilizados/as na manhã desta terça-feira (11), Dia Nacional de Paralisação das instituições federais de ensino, como forma de pressionar a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e pelo cumprimento dos acordos de greve com servidoras e servidores federais. A atividade de mobilização, convocada pela Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), ocorreu em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia.

Em Maceió, o ato público ocorreu na entrada principal do Campus A. C. Simões e contou com a presença de dezenas de professores e técnicos-administrativos da Ufal. Os/as servidores/as do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) também se juntaram à mobilização no local.

Primeiro-secretário da Adufal, professor Carlos Müller, distribuindo panfletos na entrada do Campus A. C. Simões, na manhã desta terça-feira (11), Dia Nacional de Paralisação. Foto: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

Durante a atividade, os/as docentes distribuíram panfletos sobre a paralisação e conversaram com a comunidade acadêmica sobre a importância da votação do Orçamento 2025 e do cumprimento dos acordos de greve de 2024.

A diretora de Política Sindical da Adufal, Sandra Lira, esteve presente na ocasião e fez uma fala defendendo a urgência na aprovação da LOA 2025.

“Reivindicamos a votação imediata da Lei Orçamentária Anual. Os direitos dos servidores devem ser respeitados e os acordos cumpridos. Nós não aceitamos ser reféns do Congresso Nacional, reféns daqueles que querem o orçamento secreto, que querem se apropriar do recurso público federal, do recurso da nação, e que não se preocupam com os interesses da população ou dos servidores públicos federais”, afirmou a docente.

Docentes suspenderam atividades na Ufal e se juntaram à mobilização. Foto: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

Além de Maceió, os/as docentes de Arapiraca e Delmiro Gouveia também estiveram mobilizados, realizando panfletagem nas unidades e dialogando sobre a importância das pautas.

Professora Karol Fireman distribuindo panfletos no Campus Arapiraca sobre a paralisação.

Professor Marcelo Felisberto em distribuição de panfletos na sede do Campus Sertão, em Delmiro Gouveia, sobre a paralisação.

A paralisação desta terça-feira (11) faz parte do calendário da Jornada de Lutas do Funcionalismo Público Federal, convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e construída junto às demais entidades nacionais, como o ANDES-SN, Andifes e Fasubra, para pressionar os parlamentares pela aprovação da LOA/2025 e o cumprimento integral do acordo de greve da educação federal.

Pela Diretoria da Adufal, estavam presentes no ato em Maceió os/as diretores/as: Irailde Correia, Sandra Lira, Carlos Müller, Luciano Barbosa, Terezinha Ataide, Socorro Dantas, Abdizia Barros e Lenilda Austrilino.

Fonte: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail