23/04/2025
Atualizada: 23/04/2025 12:27:46
Após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) multar condutores por ultrapassar o sinal vermelho ao realizar a conversão à direita para acessar o Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) apresenta informações sobre a situação e orienta os/as professores/as sobre como recorrer em caso de multa.
A entidade tomou ciência de que servidores/as (técnicos/as e docentes), estudantes e demais pessoas que acessam o Campus A. C. Simões passaram a ser autuadas pelo DNIT por ultrapassar o sinal vermelho ao realizar a conversão à direita, no acesso ao Campus, vindo da Av. Durval de Góes Monteiro pela via Lourival de Melo Mota.
A proibição trouxe surpresa e insatisfação a todos/as aqueles/as que utilizam diariamente o local, uma vez que a conversão sempre foi livre e praticada há décadas por condutores que se dirigem à Ufal e ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), sem qualquer prejuízo à fluidez do trânsito ou à segurança viária.
A Adufal destaca que a alteração na regra de circulação não foi precedida de campanha educativa, bem como também não houve qualquer sinalização horizontal ou vertical que deixasse claro que a conversão à direita havia sido proibida.
Em reunião realizada nessa terça-feira (22) com a Superintendência Regional do DNIT em Alagoas, a Reitoria da Ufal solicitou esclarecimentos e providências acerca da alteração.
A gestão da Universidade informou ao Departamento que, no ano de 2012, foram realizadas alterações no tráfego local, as quais contaram com diálogo prévio entre a Ufal e o DNIT. Na ocasião, ficou acordado que o acesso ao Campus pela faixa da direita permaneceria liberado, sendo inclusive instalada sinalização específica permitindo tal entrada.
A mudança passou a ocorrer neste ano, e somente foi identificada em razão das autuações, sem que houvesse qualquer aviso prévio, sinalização clara, campanha educativa ou orientação aos motoristas.
Durante a reunião, o superintendente do DNIT, André Paes, disse entender que as multas devem ser anuladas e orientou que as pessoas autuadas precisam protocolar recursos individuais para que a Superintendência possa ter argumentos junto ao órgão central quanto ao pedido de anulação das multas.
Além disso, a câmera de monitoramento instalada no local foi temporariamente desligada, ou seja, não haverá novas multas para acessar o Campus A. C. Simões por enquanto.
Uma equipe do DNIT também iniciará um estudo no local para verificar se a proibição da conversão à direita no sinal vermelho é viável ou não. Se for identificada a necessidade de estabelecer tal proibição, uma campanha educativa será realizada pelo Departamento antes que a nova determinação entre em vigor.
Para verificar se há uma multa em seu nome, deve-se realizar uma consulta através da CNH Digital ou do Portal de Multas de Trânsito (clique aqui para acessar o portal). A plataforma dispõe de todo o passo a passo para verificar as multas recebidas, bem como a forma correta para apresentar um recurso.
Ao constatar a multa, o próximo passo é preencher a minuta de recurso que está anexada ao final desta matéria. Faça o download do documento e preencha os seus dados pessoais e os dados do carro multado.
Após isso, basta retornar ao Portal de Multas de Trânsito, acessar o espaço de recurso e seguir as orientações para protocolar o documento.
A Adufal comunica que divulgará amplamente, em seu site e redes sociais, quaisquer novas informações sobre o caso.