01/05/2025
Atualizada: 01/05/2025 13:17:05
Em mais um 1° de maio — Dia do Trabalhador e da Trabalhadora — de luta, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) marcou presença no ato público realizado na orla da capital alagoana, na manhã desta quinta-feira (1°).
Integrantes da base docente e da Diretoria Executiva da Adufal participaram da manifestação que teve como pautas principais a luta pelo fim da escala exaustiva de trabalho de 44 horas semanais, conhecida como “escala 6x1”, e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais.
Clique aqui para conferir o álbum de fotos.
Na ocasião, o presidente da Adufal, Jailton Lira, reforçou a importância da luta da classe trabalhadora para a garantia de direitos.
“O 1° de maio é uma data que marca a luta dos/as trabalhadores/as pela garantia de direitos, e a luta não termina de um governo para outro, ela é constante. Foi através da luta da classe trabalhadora que conquistamos diversos direitos e ainda há muitos para defender e conquistar. Por isso, permanecemos firmes e na luta por condições justas de trabalho para todos e todas”, afirmou o docente.
Outra reivindicação bastante presente entre os manifestantes é a de que não seja concedida anistia para indivíduos que cometeram crimes políticos, sobretudo a Jair Bolsonaro, que se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, e aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
A manifestação somou milhares de pessoas em caminhada na orla de Maceió, muitas que integram entidades sindicais e movimentos sociais como a Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT/AL), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (SINTEAL), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-Alagoas), Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol-AL), entre tantos outros.
Da diretoria da Adufal, estiveram presentes Jailton Lira (presidente), Irailde Correia (vice-presidente), Rosangela Reis (tesoureira), Luciano Barbosa (vice-tesoureiro), Carlos Müller (Primeiro-secretário), Sandra Lira (diretora de Política Sindical), Terezinha Rocha (diretora de Política Educacional e Científica) e Abdízia Barros (Diretora de Política Educacional e Científica).