02/05/2025
Atualizada: 02/05/2025 10:00:15
É com profundo pesar que a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) informa o falecimento do professor associado José Santino de Assis, ocorrido na última quarta-feira (30), aos 84 anos.
Docente aposentado pelo antigo Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Santino era bacharel, mestre e doutor em Geografia, dedicando sua vida à universidade e, em especial, à pesquisa em Ciência Geofitoambiental.
Fundador do Laboratório de Fitogeografia Aplicada (LABFIT), professor José Santino realizou 20 projetos de pesquisa idealizados e desenvolvidos na condição de produtor, pesquisador ou coordenador, desde 1979 até 2019; organizou e presidiu o II Encontro de Biogeografia do Nordeste; é autor de sete livros, quatro dos quais está como autor ou editor, publicados entre os anos de 2000 e 2019; além de ter ganhado oito prêmios na área ambiental e da conservação da natureza.
O docente parte deixando um legado de dedicação e compromisso com a pesquisa e a ciência que, sem dúvidas, seguirá impactando gerações.
O sepultamento do professor ocorreu na quinta-feira (1), no cemitério Parque dos Eucaliptos, no município alagoano de Flexeiras.
A Adufal manifesta sinceras condolências a todos os familiares e amigos do professor. Que ele descanse em paz.