13/05/2025
Atualizada: 13/05/2025 16:45:39


A Comissão Eleitoral Local (CEL) da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (ADUFAL) vem a público esclarecer os fatos ocorridos no dia 08 de maio do corrente ano, no Campus Arapiraca da UFAL, durante o período de votação para as eleições da Diretoria do ANDES-SN, tendo em vista denúncia pública postada por partido político acusando um docente de xenofobia.

Os fatos foram os seguintes:

  1. O prof. Jarbas Ribeiro, da chapa 4, procurou o representante da CEL no Campus Arapiraca para denunciar que um simpatizante da chapa 1 estava distribuindo material de propaganda, o que é expressamente proibido durante o período de votação pelo Regimento Eleitoral do ANDES-SN. Neste momento não foi tomada providência visto que nada ocorreu próximo ao local de votação e o representante da CEL não pode verificar o fato in loco.
  2. Posteriormente, quando o citado simpatizante da chapa 1 - João Pavanelli, chegou mais próximo ao local de votação, o fiscal da chapa 4 voltou a denunciar o ato irregular de “boca de urna”, e dirigiu-se assertivamente ao mesmo, o que gerou uma breve discussão política entre o fiscal da chapa 4 e o simpatizante da chapa 1.
  3. Em momento algum houve qualquer alusão a sotaque regional, origem, ou qualquer traço cultural ou étnico que pudesse caracterizar preconceito ou xenofobia.
  4. O representante da CEL, neste momento, solicitou que a discussão fosse encerrada. O simpatizante da chapa 1 confirmou que distribuiu alguns panfletos, porque havia bastante material das chapas nos murais e demais espaços do Campus Arapiraca, então foi esclarecido pelo representante da CEL que tal conduta era proibida pelo Regimento Eleitoral durante a votação, em seguida ele declarou que não mais faria isto e concordou em se retirar sem problemas.
  5. Ressalte-se, por oportuno, que o episódio durou no máximo um minuto, e a própria Mesa de Recepção de Votos, diante da insignificância do ocorrido e da ausência de qualquer prejuízo à normalidade do pleito, sequer registrou o fato na folha de ocorrências, até porque ocorreu distante desta. O episódio encerrou-se prontamente com a retirada voluntária do simpatizante da chapa 1 da proximidade do local de votação, sem causar tumulto, perturbação ou qualquer interferência no regular andamento da votação. O simpatizante da chapa 1 não é sócio da ADUFAL e não era eleitor nesta eleição.

Por fim, a CEL informa que, durante todo o processo eleitoral no Campus Arapiraca, não registrou qualquer indício de ocorrência de xenofobia, preconceito ou discriminação. Caso tal conduta tivesse ocorrido, seria prontamente repudiada por esta Comissão, que reafirma seu compromisso com o respeito, a ética e a lisura do processo democrático.

 

Maceió, 13 de maio de 2025.
Comissão Eleitoral Local da ADUFAL

Fonte: Comissão Eleitoral Local da Adufal

Anexos

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail