22/05/2025
Atualizada: 23/05/2025 09:24:14

Ascom Adufal

Com imenso pesar, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) comunica o falecimento do professor associado Francisco Vieira Barros, o Chico Potiguar – como era conhecido no meio acadêmico –, aos 84 anos, ocorrido nesta quinta-feira, 22 de maio.

Mesmo depois de aposentado, o professor do Instituto de Matemática (IM), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), seguiu atuando como docente voluntário na instituição por vários anos.

Uma grande referência da Matemática, Chico contribuiu diretamente para o desenvolvimento da área na Ufal, com o aprendizado de seus alunos e para a formação de várias gerações.

O docente, considerado patrimônio da Ufal, também ajudou a desenvolver projetos como o PET Civil e o Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado (Paespe). Como forma de homenagem, a biblioteca do Programa, inaugurada em 2015 no Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, foi batizada com o nome do professor.

Chico era muito querido por seus colegas de trabalho, alunos e ex-alunos, especialmente pelo carisma, o cuidado e o carinho que tinha com cada um que conhecia. Ele parte deixando um legado admirável e respeitado por todos e todas.

O velório do professor ocorre nesta quinta (22), às 19h, na Central Plasvide, ao lado do IML, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió. Já o sepultamento será realizado em Natal (RN).

A Adufal manifesta sinceras condolências aos amigos e familiares do professor. Que ele descanse em paz.

 

 

 

Fonte: Ascom Adufal

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail