03/07/2025
Atualizada: 03/07/2025 14:40:01
Como forma de reafirmar o compromisso com a luta antirracista, a justiça social e a promoção da equidade racial, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) lança, em formato virtual, a “Cartilha de Combate à Discriminação Racial”.
A publicação ocorre nesta quinta-feira (3), em alusão ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, numa iniciativa da entidade que reconhece, em especial, o racismo estrutural e institucional como barreiras à participação da população negra no ensino superior. A cartilha surge, portanto, como uma ferramenta essencial de informação e conscientização para o combate ao racismo.
O documento apresenta o contexto histórico sobre o racismo no Brasil, traz conceitos fundamentais sobre o assunto, indica caminhos legais para denúncia e acolhimento às vítimas do racismo, e propõe práticas antirracistas a serem incorporadas no cotidiano social e universitário.
“Este lançamento é mais um passo da Adufal na construção de uma universidade verdadeiramente democrática, inclusiva e antirracista. Além de informar e orientar, a cartilha também propõe caminhos para transformar práticas discriminatórias e fortalecer uma cultura de respeito e equidade”, destacou o presidente da entidade, professor Jailton Lira.