10/07/2025
Atualizada: 10/07/2025 15:26:34
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participou, na manhã desta quinta-feira (10), do ato público realizado pelo fim da escala 6x1, pela taxação dos super-ricos, por isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil por mês e em defesa da soberania nacional.
A manifestação foi convocada pelas centrais sindicais, movimentos populares e sociais que, reunidos no Centro de Maceió, distribuíram panfletos e conversaram com a população sobre a importância de debater as pautas e reivindicações da classe trabalhadora.
Durante o ato, foram expostas faixas, bandeiras e cartazes com diversas reivindicações como: “Congresso, inimigo do Povo!”, “Centrão, o povo não vai pagar a conta!”, “Taxação dos super-ricos já!”, “Trabalhador não é máquina! Chega de 6x1!”.
A diretora de Política Sindical da Adufal, professora Sandra Lira, que esteve presente na manifestação, destacou que parte do Congresso Nacional tem defendido privilégios enquanto incentiva o corte de verbas na educação, na saúde, na segurança e várias outras áreas essenciais para o cidadão.
“É por isso que estamos na rua, para defender os direitos dos trabalhadores, em especial para lutar pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário e para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro", afirmou.
Durante o ato público, quem passou pelo Centro de Maceió também conseguiu votar no Plebiscito Popular 2025. Para o primeiro-secretário da Adufal, professor Carlos Müller, o objetivo é ampliar cada vez mais o debate das pautas da consulta nacional e permitir que a votação alcance o máximo de pessoas.
"O ato de hoje também é em favor do Plebiscito Popular, pela redução do imposto de renda para quem ganha menos de R$ 5 mil reais e pela redução da jornada de trabalho sem a redução de salário. É uma luta por um Brasil mais justo para o trabalhador", explicou o docente.
Da diretoria da Adufal, além dos diretores Carlos Müller e Sandra Lira, também participaram da manifestação a vice-presidenta, Irailde Correia, a secretária-geral, Esmeralda Moura, e a diretora de Política Educacional e Científica, Terezinha Ataide. Docentes da base da Adufal também marcaram presença na ocasião.