22/07/2025
Atualizada: 22/07/2025 17:10:22

Card: Aleck Lima/Ascom Adufal

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) traz de volta ao seu calendário anual de atividades o Seminário Universidade em Debate. A segunda edição do evento acontece nos dias 18 e 19 de agosto, totalmente gratuito, acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e com emissão de certificado.

A primeira edição do Seminário ocorreu em 2019, também no mês de agosto e com dois dias de atividade, mas apenas duas mesas de discussão. Neste ano, a entidade realizará quatro mesas, abordando assuntos como: conjunturas política e econômica, financiamento das universidades, assédio moral no meio acadêmico e adoecimento docente.

Os dois dias do evento serão realizados no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), localizado no Campus A. C. Simões da Ufal, em Maceió. A atividade é destinada à toda comunidade acadêmica da instituição.

De acordo com o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, o objetivo é fazer com que o Seminário Universidade em Debate seja uma atividade fixa no calendário anual da entidade.

“A Adufal tem como compromisso promover atividades de cunho educativo e que incentivem o debate construtivo, a participação da comunidade acadêmica e a conscientização sobre temas atuais de diversas esferas. Vemos, no Seminário, uma ótima oportunidade para fomentar tudo isso”, relata o docente.

Certificado

A Adufal emitirá certificado de participação de 3h por cada mesa-redonda, podendo somar 12h de certificação para aqueles/as que participarem de todas as mesas.

Para isso, é indispensável que os/as participantes se inscrevam pelo link indicado abaixo e assinem a lista de presença no momento do credenciamento. Dessa forma, a organização conseguirá averiguar e confirmar a presença de todos/as que participarem, para posterior envio de certificado.

Inscrições já estão abertas. Clique aqui e garanta sua vaga!

Confira abaixo a programação completa do 2º Seminário Universidade em Debate:

DIA 18 DE AGOSTO (segunda-feira) | MESA 1

Tema: Conjuntura política e econômica nacional e avanço da extrema-direita

Horário: das 14h às 17h

Debatedor/a:

Maria Carlotto é cientista social, professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), onde coordena a pós-graduação em Economia Política Mundial, e atual presidenta da Associação dos Docentes da UFABC (ADUFABC).

Cícero Péricles é economista, professor do Programa de Mestrado em Geografia/IGdema-Ufal e membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Mediação: Jailton Lira é professor do Centro de Educação (Cedu/Ufal), mestre e doutor em Educação, além de presidente da Adufal.

 

DIA 18 DE AGOSTO (segunda-feira) | MESA 2

Tema: Política de financiamento das universidades, ciência e tecnologia

Horário: 19h às 21h

Debatedoras:

Marília Goulart é farmacêutica, pesquisadora e docente do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB/Ufal). Atualmente, também integra o Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Irailde Correia é mestra e doutora em Educação e vice-presidenta da Adufal. Foi presidenta do Conselho Municipal de Educação de Maceió, além de fundadora e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Educação (Sinteal).

Mediação: Sandra Lira é professora do Centro de Educação (Cedu/Ufal), atuando nos cursos de Formação de Professores da Educação Básica. Já integrou o Conselho Estadual de Educação de Alagoas, fez parte da Direção Colegiada da CUT-AL e, atualmente, é diretora de Política Sindical da Adufal.

 

DIA 19 DE AGOSTO (terça-feira) | MESA 3

Tema: Assédio moral e discriminações no ambiente acadêmico

Horário: 9h às 12h

Debatedoras:

Marli Araújo é professora do curso de Serviço Social da Ufal em Palmeira dos Índios, mestra e doutora em Serviço Social. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em gênero, atuando em temas como educação em direitos humanos, relações de gênero, relações étnico raciais, entre outros.

Elaine Pimentel é graduada em Direito, mestra e doutora em Sociologia. Também é a atual diretora da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/Ufal), tendo exercido o primeiro mandato entre os anos de 2018-2022, e reeleita para o quadriênio 2022-2026.

Mediação: Rosangela Reis é engenheira civil, mestra em Engenharia Sanitária e Ambiental, doutora em Ciências da Engenharia Ambiental, com pós-doutorado na Universidade de Cambridge-UK. Professora Titular aposentada da Ufal e atual tesoureira da Adufal.

 

DIA 19 DE AGOSTO (terça-feira) | MESA 4 

Tema: Adoecimento docente: produtivismo, burocracia e os desafios à saúde mental

Horário: 14h às 17h

Debatedor/a:

Armenes Ramos é engenheiro civil, com especialização em Saúde do Trabalhador e Medicina do Trabalho, mestre e doutor em Educação. Atualmente também é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e diretor do Sindicato dos Docentes da UTFPR (SINDUTF-PR).

Cristina Camelo é professora associada do Instituto de Psicologia (IP/Ufal), com doutorado em Saúde Pública, além de professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal.

Mediação: Socorro Dantas é graduada em Educação Física, mestra em Educação Física e doutora em Ciências do Desporto. Atualmente, é professora Titular da Ufal, lotada no Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) e diretora de Divulgações e Imprensa da Adufal.

Fonte: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail