23/07/2025
Atualizada: 23/07/2025 16:13:36
Para oferecer uma comunicação ainda mais eficiente, direta e acessível aos/às sócios/as, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) acaba de lançar o seu canal oficial no WhatsApp.
A ferramenta surge como uma resposta à necessidade de aprimorar o envio de notícias e atualizações importantes da entidade, como convocações para assembleias e plenárias, eventos, notas públicas, informes jurídicos, entre outros.
É simples e rápido:
• Primeiro, CLIQUE AQUI para acessar o canal da Adufal no WhatsApp;
• Depois, você será direcionado para a ferramenta;
• Na sequência, clique no botão que vai aparecer na parte inferior da tela: "Seguir canal";
• Por último, clique no símbolo de um sino, que fica na parte superior, para ativar as notificações, e pronto!
A partir desse momento, é possível visualizar todas as postagens feitas pela Adufal e acompanhar diariamente as notícias. As informações são disponibilizadas em formato de transmissão unidirecional, ou seja, sem sobrecarga de mensagens no celular e de maneira muito mais organizada.
• Abra o WhatsApp no seu celular;
• Vá até a aba de “Atualizações” (que está na parte inferior da sua tela);
• E na página principal você já encontrará o canal da Adufal.
Atualmente, a Adufal utiliza listas de transmissão e comunidades no WhatsApp como um dos principais meios de comunicação direta com os/as docentes. No entanto, esses formatos têm apresentado limitações.
A lista de transmissão, por exemplo, depende que o número da Ascom Adufal esteja salvo no celular do/a docente, algo que, na prática, nem sempre ocorre. Além disso, muitas vezes, os/as docentes mudam de número e levam um tempo até que o atualize junto à entidade, o que o faria perder as notícias enviadas pelo WhatsApp por um período.
Com o canal, isso não é mais um problema. Basta o/a docente seguir o canal da Adufal em seu novo número e ativar as notificações para começar a receber as notícias, sem a necessidade de salvar contato algum.
De acordo com a diretora de Divulgação e Imprensa, professora Socorro Dantas, o canal foi criado para aproximar ainda mais a Adufal da sua base, oferecendo mais autonomia e praticidade aos docentes para acompanharem o que está acontecendo na entidade.
“Nosso objetivo é tornar a comunicação mais fluida e efetiva. O canal do WhatsApp é um recurso moderno, de fácil acesso, e que vai permitir que nossos associados estejam sempre informados, sem depender de listas de contatos ou cadastros atualizados”, destaca a professora.
Por enquanto, a entidade continuará mantendo as listas de transmissão ativas, mas assim que toda a base de sócios/as estiver acostumada e utilizando o canal da Adufal no WhatsApp, elas serão desativadas.
Periodicamente, a entidade também enviará lembretes sobre a ferramenta e como acessá-la para que cada vez mais docentes fiquem cientes e adiram ao recurso.