31/07/2025
Atualizada: 01/08/2025 14:59:17
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) manifesta, mais uma vez, irrestrito apoio e solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual da Educação de Alagoas, que estão em greve há um mês, neste dia 31 de julho, reivindicando valorização justa da categoria, organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal).
Ao mesmo tempo, a Adufal expressa veemente repúdio às ações antigreve do governador Paulo Dantas (MDB), que se recusa a negociar com os sindicalistas que pleiteiam um reajuste salarial digno e que de fato valorize a categoria, além de melhores condições de trabalho nas escolas públicas estaduais.
Para além da falta de diálogo, o governador proferiu ameaças e insultos aos grevistas que manifestavam pacificamente durante a inauguração do ginásio poliesportivo de uma escola no bairro Farol, em Maceió, na última terça-feira (29).
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual demonstrou claro desequilíbrio emocional, partindo para agressões verbais contra os manifestantes da educação, adotando uma postura incompatível com a responsabilidade do cargo que ocupa, evidenciando despreparo para lidar com críticas e cobranças da sociedade.
A Adufal reitera que o direito à greve é uma garantia prevista em lei, que assegura aos/às trabalhadores/as a possibilidade de lutar coletivamente por melhores condições de trabalho, remuneração digna e pela defesa de seus direitos sociais e profissionais.
Educação de qualidade começa com profissionais valorizados e respeitados. Portanto, não há o que se falar em avanço educacional sem reconhecimento e condições dignas para quem educa.
Desta forma, a Adufal reforça que está do lado dos bravos e aguerridos trabalhadores/as da educação de Alagoas, esperando que logrem êxito nas reivindicações justas e necessárias para uma educação pública e de qualidade.
Maceió, 31 de julho de 2025.
Diretoria da Adufal
>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação