Siga nosso canal

12/09/2025
Atualizada: 12/09/2025 15:57:47

Card: Aleck Lima/Ascom Adufal

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) vem a público, nesta sexta-feira (12), celebrar a vitória da democracia após o julgamento histórico, ocorrido nesse 11 de setembro, que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, a saber: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Especialmente com a ascensão de Bolsonaro à Presidência da República em 2018 e o crescimento do bolsonarismo nos últimos anos, a Adufal, que nasceu durante a ditadura empresarial-militar brasileira, passou a assistir o seu passado se aproximar cada vez mais do presente: ataques frequentes à universidade pública e à educação, campanhas negacionistas, precarização e desvalorização da categoria docente, desmonte dos serviços públicos e, por fim, a tentativa de golpe de Estado, em 8 de janeiro de 2023.

Por tudo isso, este momento representa, acima de tudo, uma vitória da democracia, da legalidade e do Estado de Direito. É a expressão inequívoca de que nenhuma autoridade, por maiores que sejam os poderes que ocupe ou ocuparam, está acima da Constituição e das leis que regem o nosso país.

A condenação de Bolsonaro e de seus aliados é resultado de um julgamento pautado na legalidade e no rigor técnico-jurídico, confirmando que as instituições brasileiras têm força, autonomia e legitimidade para reagir aos atentados contra o sistema democrático e para defender a soberania do país.

O atual cenário também oferece um importante momento de reflexão a todos/as, mostrando que a democracia não se consolida por decreto, mas por ação contínua, através da educação política, cultural e da defesa intransigente dos direitos civis e coletivos.

Com este julgamento histórico, a democracia se impôs contra o golpismo e, assim, podemos dar um passo decisivo na luta contra a impunidade e em favor do respeito às regras constitucionais.

Por fim, a Adufal reafirma seu compromisso em defesa do Estado Democrático de Direito, da educação pública, da categoria docente, pela garantia dos direitos trabalhistas, contra a terceirização dos serviços públicos e toda e qualquer iniciativa que atue contra a dignidade e os direitos do povo brasileiro.

 

Maceió, 12 de setembro de 2025
Diretoria da Associação dos Docentes da Ufal

Fonte: Diretoria da Adufal

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail