Siga nosso canal

19/09/2025
Atualizada: 19/09/2025 15:01:48

Card: Aleck Lima/Ascom Adufal

"Sem anistia para golpistas e não à PEC da Blindagem!" — essa será a palavra de ordem do ato público que ocorre no próximo domingo, 21 de setembro, em todo o Brasil. Seguindo o movimento nacional, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) convoca toda a categoria para a manifestação em Maceió, com concentração às 9h, na praça Sete Coqueiros, no bairro Pajuçara.

>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação

Na capital alagoana, o ato público conta com organização ampla, com a participação de partidos, centrais sindicais e movimentos sociais e populares. Além de ter como pauta a luta contra a anistia e contra a PEC da Blindagem, a manifestação também reivindica: fim da escala 6x1 sem redução salarial; votação da proposta de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil por mês e taxação dos super-ricos.

PEC da Blindagem

O ato público acontece após a Câmara dos Deputados acelerar o projeto de perdão a golpistas e aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21, conhecida como PEC da Blindagem, que dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares.

A PEC da Blindagem, que também exige autorização prévia da respectiva Casa Legislativa para ações no Supremo Tribunal Federal (STF), foi aprovada na noite de terça-feira (16) e obteve 344 votos favoráveis e 133 contrários no segundo turno. O texto agora segue para votação no Senado.

Projeto da anistia

Quanto à proposta de perdão a golpistas, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (17), a urgência para o Projeto de Lei 2162/23, que prevê anistia aos participantes de manifestações de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor se a proposta virar lei, o que incluiria os envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. Com isso, o texto do projeto não precisa passar por comissões e poderá ser votado direto no plenário.

Para o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, além de expor uma tentativa de beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, a atuação dos deputados nos últimos dias pode ser considerada como um ataque à democracia brasileira.

"A aprovação da PEC da Blindagem e o pedido de urgência no projeto da anistia são uma manobra clara de tentar blindar os envolvidos nos ataques à democracia. Enquanto a PEC é sinônimo de impunidade, a proposta de anistia representa um golpe duro para a história e para a nossa democracia. Por isso, vamos todos às ruas no domingo defender os reais interesses do povo brasileiro”, afirmou o docente.


Informações importantes:

Ato Público contra anistia a golpista e PEC da Blindagem

Quando: 21 de setembro

Horário: 9h

Local: praça Sete Coqueiros, no bairro Pajuçara

Fonte: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail