Siga nosso canal

22/09/2025
Atualizada: 22/09/2025 15:21:08

Card: Aleck Lima/Ascom Adufal

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) vem, por meio desta nota, manifestar irrestrito apoio e solidariedade ao deputado federal Paulão (PT-AL), que é vítima de uma ação judicial, de autoria do Partido Republicanos, que visa a recontagem e votos para, como consequência, cassar o mandato do parlamentar do Partido dos Trabalhadores.

O julgamento dessa ação foi pautado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) para esta segunda-feira (22) e busca anular os votos do então candidato João Catunda (PP), obtidos nas eleições de 2022, o que poderia beneficiar Nivaldo Albuquerque, que não conseguiu se reeleger. O processo prejudicaria o deputado Paulão (PT-AL) — legitimamente eleito com quase 66 mil votos — que pode vir a perder seu mandato em consequência da manobra política.

Para a Diretoria da Adufal, a ação representa um claro ataque à soberania do voto popular e afronta a democracia, impactando diretamente na representação de Alagoas na Câmara dos Deputados, que atualmente possui a maioria dos parlamentares com condutas contrárias ao benefício da população, a exemplo da votação recente da PEC da Blindagem, onde Paulão foi um dos únicos a votar contra o retrocesso.

Retirar o mandato de um parlamentar legitimamente eleito — inclusive, foi o sexto mais votado do estado — para beneficiar políticos que foram derrotados das urnas é, absolutamente, repudiável e inaceitável.

Desta forma, a Associação reforça sua solidariedade ao deputado Paulão (PT-AL), para que continue sendo uma voz ativa, na Câmara dos Deputados, em defesa da educação pública, dos direitos humanos e dos/as trabalhadores/as.

Maceió, 22 de setembro de 2025
Associação dos Docentes da Ufal (Adufal)


2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail