Siga nosso canal

22/10/2025
Atualizada: 22/10/2025 19:35:48


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) vem, por meio desta nota, esclarecer o fato ocorrido nesta quarta-feira (22), na sede da entidade, localizada no bairro Farol.

No horário vespertino, por volta das 17h, um docente associado da Adufal adentrou as dependências da Associação buscando atendimento sobre uma questão jurídica pessoal, ocasião em que o foi esclarecido os detalhes necessários para a informação que ele buscava.

Não aceitando as informações passadas por duas funcionárias da entidade, o professor, de maneira agressiva e desrespeitosa, dirigiu-se a essas duas funcionárias com gritos, tom de voz elevado e postura corporal ameaçadora, atitudes que podem ser caracterizadas como assédio moral no ambiente de trabalho.

Durante a abordagem, o referido docente utilizou palavras e gestos que configuraram desrespeito e tentativa de intimidação às profissionais presentes, gerando um ambiente de hostilidade, constrangimento e temor.

Registra-se que este não foi um acontecimento isolado por parte do docente, uma vez que o referido já destratou as funcionárias em outras duas ocasiões, o que levou a Diretoria da Adufal a notificá-lo e adverti-lo formalmente sobre tais condutas inaceitáveis.

Diante de tal situação constrangedora e hostil, o presidente da Adufal, que estava presente na sede da entidade durante a ocorrência, prontamente defendeu as funcionárias e informou que estaria comunicando à Polícia Militar sobre o ocorrido, como forma de controlar a situação, uma vez que o referido professor apresentava comportamento exaltado e o diálogo apaziguador não surtiu efeito.

Em nenhum momento os diretores e/ou funcionárias da Adufal ameaçaram ou destrataram o docente em questão, o que pode ser comprovado por meio das imagens e áudio da câmera de segurança que consta na recepção da entidade, que registrou todo o ocorrido.

A Adufal possui um histórico de luta em defesa da categoria docente e o atendimento solícito e cordial sempre fizeram e fazem parte da conduta da entidade.

Entretanto, é preciso reforçar que as funcionárias da entidade não podem ser submetidas a maus-tratos ou abordagens desrespeitosas, estando em seu ambiente de trabalho e cumprindo corretamente suas atribuições, com cordialidade, ética e respeito, como é de praxe na Adufal. As colaboradoras não estão subordinadas à autoridade de associados e não devem, em hipótese alguma, ser tratadas como se estivessem à disposição para acatar ordens ou serem responsabilizadas por decisões institucionais.

A Adufal repudia qualquer forma de violência, assédio ou desrespeito a seus trabalhadores e trabalhadoras, e reitera que não tolera atitudes que atentem contra a dignidade de suas funcionárias — inclusive, todas mulheres —, zelando por um ambiente de trabalho seguro, acolhedor e respeitoso para todos e todas.

Nesse sentido, destacamos que a entidade dispõe de uma Cartilha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho, voltada não apenas para orientar os docentes em seus espaços de atuação na Ufal, mas também para garantir relações saudáveis e respeitosas entre os sócios e os profissionais que atuam no atendimento diário na sede da entidade.

A Adufal continuará adotando todas as providências cabíveis para proteger suas trabalhadoras e assegurar que situações como esta não se repitam, reafirmando o seu compromisso com o respeito, a justiça e a valorização de todas as pessoas que compõem a entidade.

Diretoria da Adufal
Maceió, 22 de outubro de 2025

 


2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail