24/10/2025
Atualizada: 24/10/2025 17:43:51
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) estará presente na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas com uma programação muito especial. Durante o evento, que ocorre entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro, a entidade terá um estande próprio, onde realizará uma série de atividades e ações voltadas à valorização da cultura, do conhecimento e do bem-estar dos/as docentes.
Entre as atividades, estão previstas exposição de quadros artísticas, oficinas de escrita e leitura poética, rodas de conversa sobre saúde e alimentação, atendimentos administrativo e jurídico, além do lançamento da Cartilha de Combate à Discriminação Racial, produzida pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da entidade, e distribuições de outros materiais da Associação.
>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação
"Durante todos os dias do evento, o estande da Adufal será um espaço de acolhimento, diálogo e valorização da nossa base docente, além de também ser um espaço aberto ao público visitante da Bienal, que poderá conhecer mais sobre o trabalho da Associação, participar das atividades culturais e refletir conosco sobre o papel transformador da educação e da universidade pública na sociedade", destacou o presidente da Adufal, professor Jailton Lira.
Dia 31 de outubro (sexta-feira)
Dia 1º de novembro (sábado)
Dia 2 de novembro (domingo)
Dia 3 de novembro (segunda-feira)
Dia 4 de novembro (terça-feira)
Dia 5 de novembro (quarta-feira)
Dia 6 de novembro (quinta-feira)
Dia 7 de novembro (sexta-feira)
Dia 8 de novembro (sábado)
Dia 9 de novembro (domingo)
Em diversos dias da programação da Bienal, a Adufal disponibilizará o atendimento administrativo aos associados/as, ocasião em que será possível realizar atualização cadastral, tirar dúvidas sobre os serviços da entidade e até se filiar, no caso dos docentes não associados.
A Associação também realizará o atendimento jurídico aos/às sócios/as, tirando dúvidas sobre processos e ações judiciais recentes. Confira os dias específicos no calendário acima.
No dia 1º de novembro (sábado), às 20h, a Adufal tem a honra de promover a exposição “Brincando com as tintas”, com obras da professora Ruth Freitas, docente aposentada da Ufal (Sociologia/CHLA) e associada da entidade. Pintora apaixonada, Ruth expressa em suas telas — sempre marcadas por cores vibrantes e sensibilidade — a essência da vida, da solidariedade e da natureza.
Já no dia 5 de novembro (quarta-feira), às 20h, a professora conduzirá uma oficina de escrita criativa. Autora de quatro livros — Rol de Sentimentos, Solidariedade Educacional, Essências e O Gato Nikita —, Ruth compartilhará com os participantes suas vivências como escritora, educadora e voluntária, dando dicas práticas sobre como melhorar a arte da escrita. As vagas para a oficina são limitadas e a participação requer inscrição prévia.
No dia 3 de novembro (segunda-feira), a partir das 19h, a Adufal promove a Oficina Lumeeiro de Leitura Poética, conduzida por Ricardo Cabús, poeta, recitador, produtor cultural e professor aposentado da Ufal.
Desde 2009, o Instituto Lumeeiro vem difundindo e socializando a poesia, promovendo eventos que inspiram e transformam. A oficina promete ser uma oportunidade única para quem deseja aprimorar sua expressão poética. Os/as interessados/as devem realizar uma inscrição prévia no link indicado. As vagas são limitadas.
Com o tema “Faixa de Gaza: resistência e direitos humanos”, no dia 4 de novembro (terça-feira), às 17h, na Sala Ponta Verde (1º andar do Centro de Convenções), a Adufal promove a palestra do jornalista e autor do livro “Contra o Sionismo: Retrato de uma doutrina colonial e racista”, Breno Altman.
O convidado discutirá sobre os impactos das ofensivas sionistas sobre a população civil palestina, os caminhos de resistência construídos ao longo das décadas, entre outros pontos fundamentais correlacionados.
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, maior evento cultural e literário do estado, acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, é realizada pela Universidade Federal de Alagoas e pelo governo de Alagoas, com correalização da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e patrocínio do Senac e do Sebrae Alagoas.
Este ano, a Bienal tem como tema Brasil e África ligados culturalmente em seus Ritos e Raízes e celebra a confluência África-Brasil em aspectos dos mais variados.
A Adufal lembra que a entrada na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é totalmente gratuita, bem como a participação em todas as atividades promovidas pela entidade.