14/11/2025
Atualizada: 14/11/2025 11:42:06
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) manifesta, publicamente, sua total e irrestrita solidariedade ao deputado federal Paulão (PT-AL) diante do grave ataque político-jurídico que tem como consequência potencial a cassação de um mandato legitimamente conferido por quase 66 mil alagoanos e alagoanas nas eleições de 2022.
A decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), proferida na última segunda-feira, 10 de novembro, por 4 votos a 3, anulando mais de 24 mil votos do candidato João Catunda (PP) e determinando a retotalização do pleito, insere-se em um contexto profundamente questionável.
O processo, movido pelo Partido Republicanos, grupo político historicamente envolvido em manobras antidemocráticas no estado, abre caminho para beneficiar diretamente candidatos rejeitados pelas urnas, alterando a representação de Alagoas na Câmara dos Deputados.
Apesar de não ser parte no processo, Paulão figura como o principal prejudicado por uma ação que ameaça a soberania do voto popular e enfraquece a democracia. Trata-se, mais uma vez, de uma tentativa de calar uma das vozes mais firmes e coerentes do estado em defesa dos serviços públicos, da educação, dos direitos humanos e da classe trabalhadora.
O resultado no TRE-AL, decidido por margem apertada, demonstra a fragilidade jurídica e política da manobra, que agora segue para possível apreciação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O deputado Paulão possui trajetória reconhecida nacionalmente: sindicalista histórico, defensor da universidade pública e parlamentar combativo contra retrocessos. Recentemente votou contra a chamada “PEC da Blindagem”, rejeitada por grande parte da sociedade civil; e contra o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) Nº 3/2025, que susta a decisão do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda) sobre acesso de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual ao aborto.
Enfraquecer a forte representação simbolizada pelo deputado federal Paulão é enfraquecer a luta do povo alagoano.
Por tudo isso, a Adufal reafirma seu compromisso inegociável com a democracia, com o voto soberano e com a integridade dos mandatos populares. Não aceitaremos que ações motivadas por interesses particulares desfaçam o que foi conquistado nas urnas.
Por fim, expressamos nosso total apoio ao deputado federal Paulão, confiantes de que a justiça prevalecerá e de que seu mandato, legítimo, honesto e necessário, continuará representando o povo de Alagoas e defendendo os direitos sociais.
Maceió, 14 de novembro de 2025
Associação dos Docentes da Ufal (Adufal)