23/12/2025
Atualizada: 23/12/2025 13:36:29
Para a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), o ano de 2025 foi marcado por intensa atuação política e importantes mobilizações em defesa da democracia e dos direitos dos/as professores/as. Entre reuniões com a base, participação em atos públicos, visitas aos campi e atividades de diálogo e valorização docente, a entidade reafirmou seu compromisso histórico com a defesa da educação pública, além de fortalecer a categoria dentro e fora da Ufal.
Ao longo deste ano, a Adufal esteve presente em discussões sobre segurança pública na universidade, sobre justiça social e tributária, reforçou a importância da luta antirracista e antissionista, além de ter promovido iniciativas que ampliaram a comunicação e o vínculo com a base de sócios/as.
>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação
2025 também foi um ano de renovação interna com a eleição e posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2025-2027, fortalecendo a continuidade da luta sindical e o compromisso coletivo com uma universidade democrática, inclusiva e socialmente referenciada.
Para a retrospectiva deste ano, a Adufal preparou um vídeo com uma mensagem especial da presidenta da entidade, professora Rosangela Reis, e que reúne também os principais acontecimentos do período. Relembre abaixo as mobilizações, conquistas, encontros e ações que fortaleceram a Associação e a categoria docente em 2025:
A presidenta da Adufal, Rosangela Reis, destaca que a entidade encerra 2025 reafirmando o compromisso de seguir ao lado dos/as professores/as, defendendo direitos, fortalecendo a participação democrática e promovendo ações que contribuam para uma universidade pública cada vez mais forte, plural e socialmente referenciada.
A docente aproveita para fazer votos especiais para 2026, apontando que a entidade permanecerá firme na luta pela valorização da carreira docente.
“Em nome da Adufal, desejo que 2026 seja um ano de renovação, coragem e esperança. Seguiremos firmes, juntas e juntos, com diálogo permanente, atuação responsável e firmeza na defesa da nossa categoria, da nossa carreira, e da universidade pública. Que possamos transformar desafios em novas possibilidades de luta e avanço. Contem conosco para mais um ano de trabalho coletivo, resistência e compromisso com a educação”, compartilha Rosangela Reis.
