09/02/2026
Atualizada: 09/02/2026 15:45:46
É com imenso pesar que a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) comunica o falecimento do professor associado da entidade, Carlos Alberto de Carvalho Fraga, aos 38 anos, tornado público nesta segunda-feira (9).
O docente atuava no curso de Medicina do campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), era doutor e mestre em Ciências da Saúde. Segundo descrição do currículo Lattes, o biólogo era pesquisador em áreas relacionadas a análises de bioinformática, utilizando técnicas como scRNA (single-cell RNA sequencing) e transcriptoma espacial para investigar doenças inflamatórias e crônicas.
No ambiente acadêmico, o professor Carlos era conhecido pela imensa dedicação e generosidade com os colegas de trabalho e alunos, ajudando a impulsionar a estrutura do curso de medicina em Arapiraca através de suas pesquisas. Entre 2017 e 2018 o professou publicou, em seu canal no Youtube, diversos vídeos com fins didáticos sobre Histologia e Embriologia, reforçando o comprometimento com a educação em sua área de estudo e pesquisa.
Até a publicação desta nota, a Adufal teve o conhecimento de que o corpo do professor será sepultado em Minas Gerais, onde nasceu.
A Adufal lamenta profundamente a morte precoce do docente e manifesta sinceras condolências aos familiares e amigos de Carlos, desejando que ele descanse em paz.