07/10/2026
Atualizada: 07/10/2026 11:57:38
A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) esteve reunida, na tarde desta terça-feira (6), com a juíza do Trabalho Alda de Barros Araújo, que concorre à vaga de desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19).
Na ocasião, foram debatidos temas relacionados à defesa dos direitos trabalhistas e à construção de uma sociedade menos desigual, com destaque para os impactos da precarização das relações de trabalho.
A diretoria da Adufal também destacou a importância de um Judiciário comprometido com as demandas da sociedade e com a garantia de direitos, especialmente diante de mudanças que podem ampliar a vulnerabilidade dos trabalhadores e enfraquecer mecanismos de proteção social.
>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação
Estiveram presentes na reunião a presidenta da Adufal, Rosangela Reis; o secretário-geral, Jailton Lira; a tesoureira, Irailde Correia; a diretora de Política Sindical, Sandra Lira; a diretoria de Política Cultural, Terezinha Ataide; e a diretora de Divulgações e Imprensa, Camila Souza. Acompanhando a juíza Alda de Barros, esteve presente o advogado Narciso Fernandes.
Ainda na terça-feira (6), a entidade enviou ao presidente da República uma nota manifestando o apoio da Associação à candidatura de Alda de Barros Araújo para desembargadora do TRT-19.
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) vem, por meio desta nota, manifestar seu integral e irrestrito apoio à candidatura da Excelentíssima Juíza do Trabalho Alda de Barros Araújo à vaga de desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19).
A manifestação de apoio deste sindicato decorre do reconhecimento da relevante trajetória profissional da magistrada, pautada pelo compromisso com a Justiça, pela competência técnica, por seu notável saber jurídico, pela independência, pela sensibilidade humana, pela dedicação à efetivação dos direitos sociais e trabalhistas e por sua ampla capacidade de diálogo com as entidades sindicais patronais e de trabalhadores, promovendo conciliação de conflitos.
A juíza Alda de Barros Araújo reúne qualidades profissionais e pessoais que a credenciam para o exercício do elevado cargo de desembargadora do Trabalho. Sua candidatura representa a continuidade de uma trajetória marcada pelo exercício responsável da magistratura e pelo compromisso com a prestação jurisdicional de qualidade, célere, acessível e dialógica.
Diante disso, a Adufal registra publicamente seu apoio à candidatura da Excelentíssima Juíza do Trabalho Alda de Barros Araújo à vaga de desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, por reconhecer em Sua Excelência uma magistrada plenamente qualificada para assumir tão relevante missão.
Por todo o exposto, expressamos nossa confiança de que sua escolha contribuirá significativamente para o fortalecimento do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região e para a promoção de uma Justiça do Trabalho cada vez mais justa, eficiente e comprometida com os valores constitucionais e sociais.
Rua Dr. José de Albuquerque Porciúncula, 121
Farol Maceió-AL 57051-345
Sede Farol
Segunda a Sexta
08:00 às 17:00
(82) 3241-1880
(82) 9.9992-6899
Unidade CIC - Ufal
Quartas-feiras
8h às 12h
13h às 17h
(82) 9.9953-0275
2026
Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas
Seção Sindical do ANDES-SN