04/12/2024
Atualizada: 10/12/2024 15:54:02
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) convida a base de sócios/as para o lançamento do livro “Adufal 45 anos: uma trajetória de luta e compromisso com a educação”, a ser realizado no próximo dia 13 de dezembro (sexta-feira), dia do aniversário da entidade. A cerimônia ocorre às 15h, no auditório da sede da Associação, no bairro do Farol, em Maceió.
O evento contará com a apresentação musical do professor associado Carlos Gonçalves de Oliveira, que é médico e músico, e de Jacira Gonçalves. Além disso, durante a cerimônia, detalhes do processo de produção e dos acontecimentos registrados no livro também serão compartilhados.
A obra é resultado de um trabalho de recolhimento das memórias e registros históricos, escrito a partir de uma abordagem jornalística, e com o objetivo de resgatar e homenagear o legado da entidade para a educação pública e para o ensino superior em Alagoas.
Para a produção do livro, que iniciou em julho deste ano, cerca de 480 pastas dos arquivos da Adufal, datadas de 1979 até os dias atuais, foram analisadas. As mais de 830 páginas de notícias do site da entidade, que totalizam, ao menos, 8.330 notícias publicadas desde 2009, também foram consultadas.
Além disso, foram entrevistados, ainda, ex-presidentes/as e ex-diretores/as da Adufal que contribuíram com o processo de resgate da história da Adufal com relatos do período de suas gestões, tirando dúvidas e esclarecendo acontecimentos de cada época.
O livro dos 45 anos de história da Adufal possui o selo da Editora da Ufal (Edufal) e será disponibilizado em versão impressa e e-book no dia 13 de dezembro. A versão impressa é direcionada especialmente aos/às docentes associados/as.
Nestes 45 anos de existência da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), celebramos essa data com a publicação de uma obra que resgata e homenageia o legado da entidade para a educação pública e para o ensino superior em Alagoas.
Este livro apresenta uma síntese da sua história, com uma riqueza de detalhes obtida a partir dos acervos documentais da própria entidade e dos diversos tipos de depoimentos (entrevistas, artigos, matérias) de docentes que participaram ativamente dessa construção social de criação de uma representação sindical que foi se consolidando no decorrer das décadas.
A trajetória da entidade ocorre em meio à defesa de um país mais democrático e mais inclusivo, que desafiou períodos de autoritarismo e perseguição. Toda essa história é relatada de forma emocionante e franca por vários dos seus protagonistas. Depoimentos que eternizam e preservam uma história de lutas e desafios em defesa de uma educação pública para todos/as.