25/04/2025
Atualizada: 25/04/2025 15:35:53
Consolidada como uma data de reafirmação de luta da classe trabalhadora, o 1º de maio — Dia do Trabalhador e da Trabalhadora — levará milhares de pessoas às ruas do Brasil por meio de mobilizações históricas que, neste ano, têm como pautas principais o fim da escala 6x1 e a isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil. Em Maceió, o ato público terá concentração às 8h, no início da orla da Pajuçara, próximo ao antigo Clube do CRB.
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) estará presente na mobilização, por meio de sua Diretoria Executiva e de seus associados/as, somando forças às demais entidades sindicais e movimentos sociais, reforçando o convite para todos e todas, sobretudo à base docente.
Neste ano, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) traz pautas centrais que dialogam com os desafios atuais enfrentados pela classe trabalhadora, como o fim da escala exaustiva de trabalho de 44 horas semanais, conhecida como “escala 6x1”; a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais; a defesa da tributação dos “super-ricos” como ferramenta para reduzir as desigualdades sociais no país; entre outras pautas.
“Estar nas ruas no 1º de maio é simbólico e a participação coletiva é fundamental para ampliar a visibilidade das reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras, além de consolidar avanços concretos na luta por direitos”, afirma o presidente da Adufal, Jailton Lira.
O quê: Ato público do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora
Quando: Quinta-feira, 1º de maio
Onde: Concentração no início da orla da Pajuçara, próximo ao antigo Clube do CRB.
Que horas: 08h