14/12/2012
Atualizada: 14/12/2012 00:00:00


 

O Conselho Universitário (Consuni), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizou nesta quarta-feira (12), em sessão extraordinária, o segundo debate sobre a adesão ou não do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPPA), hospital-escola que é parte integrante da Ufal, à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

Promovido pela administração central da instituição e coordenado pelo reitor Eurico Lôbo, o debate teve como convidados o presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), Fernando Pedrosa, que apresentou argumentos contrários à adesão, e o diretor do HUPPA, Paulo Teixeira, que representou os que  defendem a entrega da gestão do HUPPA à Ebserh.

Fernando Pedrosa levou ao Consuni o posicionamento das entidades representativas da categoria médica que, em todo o país, têm mostrado não concordar com a transferência da gestão dos hospitais universitários (HU’s) para a Ebserh, empresa qualificada pelo médico como de iniciativa privada.  

Ele evidenciou a incompatibilidade que há entre o compromisso de um hospital-escola e a missão empresarial da Ebserh “Qual o compromisso que essa empresa vai ter se o seu objetivo é a gestão? Como os profissionais que lá trabalham vão poder garantir a efetividade da extensão, da pesquisa e do ensino?”, questionou. Ele exemplificou essa incompatibilidade chamando atenção para o fato de as peculariedades de um hospital-escola exigir, por vezes, que o paciente permaneça mais tempo internado para que seu caso seja mais estudado, investigado. 

Paulo Teixeira, defensor da adesão, limitou-se a falar sobre a Ebserh apenas nos três minutos finais da meia hora que usou para fazer sua  apresentação. Os demais foram utilizados pelo diretor do HUPPA para apresentar um relatório de gestão em que ficou ainda mais em evidência  a importância do hospital na prestação de serviços de saúde de média e alta complexidade, no âmbito do SUS, à população.

Presente à sessão, o presidente da Adufal, professor Antonio Passos, voltou a chamar a atenção para o significado e a importância que tem o debate sobre a Ebserh. “Essa discussão não deve ser realizada apenas aqui no Conselho Universitário, mas sim em todas as Unidades Acadêmicas e também fora dos muros da universidade, uma vez que o destino do nosso Hospital Universitário diz respeito a toda população alagoana”, disse.

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E – A L  679

Tels.: 82 8822 4230  e  82 3241 1880

 

 

Fonte: Ascom Adufal

Anexos

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail