11/10/2017
Atualizada: 11/10/2017 00:00:00
O Assédio moral no trabalho e adoecimento docente foi tema de mesa-redonda promovida pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), durante a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento aconteceu na última sexta-feira (6).
A mesa foi composta pelo professor Anderson Santos, Ufal / Santana do Ipanema, que apresentou uma pesquisa desenvolvida com os/as docentes sobre a Síndrome de Burnout. Nela, o pesquisador mostra que elevados níveis de dedicação ao trabalho acarretam graves riscos à saúde do/a trabalhador/a.
“Esse tema é sempre relevante para qualquer categoria de trabalho. Tendo em vista a pressão de estar criando competição no mundo do trabalho. E o tema é relevante porque a qualidade de trabalhos piorou ao longo dos anos e falar desse tema sempre foi importante, ainda mais agora com a quantidade de ataques que o trabalhador vem recebendo”, explicou o docente.
A mesa ainda foi composta pela professora Ruth Vasconcelos do Instituto de Ciência Social da Ufal e a juíza do trabalho Alda de Barros Araújo. A mesa foi intermediada pela professora e secretaria geral da Adufal, Maria Aparecida e teve a presença da presidenta da Associação, Ana Maria Vergne, durante o debate com os presentes