26/10/2020
Atualizada: 26/10/2020 16:38:28
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) convida os/as associados/as a participarem do Debate Nacional entre as chapas inscritas para as eleições da diretoria do Andes Sindicato Nacional (Andes-SN). O debate ocorre de forma online, na próxima sexta-feira (30), a partir das 17h, com transmissão pelo canal no YouTube do Andes-SN.
O processo eleitoral para a diretoria do Andes-SN, referente ao biênio 2020 a 2022, acontece nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, em formato tele presencial. Concorrem nessas eleições a Chapa 1 “Unidade para Lutar” e a Chapa 2 “Renova Andes”.
Segundo a Circular 37 da Comissão Eleitoral Central (CEC), o debate será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e contará com a mediação da presidente da CEC, Raquel Dias Araújo, e suporte de Lucas Santos Cerqueira e Deborah Fontenelle, membros da CEC.
Ainda de acordo com as informações divulgadas pela CEC, o debate terá duração de 1h30min, tempo que será dividido em três blocos. O primeiro deles foi reservado para a apresentação das chapas concorrentes, com 10 minutos para cada uma.
No segundo bloco ocorrerão as perguntas entre as chapas. Cada uma tem direito a fazer três perguntas para a chapa concorrente. Nesta etapa, as perguntas devem ser realizadas em até dois minutos. As respostas têm o tempo máximo de cinco minutos, com direito à uma réplica de três minutos.
Chegando ao terceiro e último bloco, cada chapa poderá usar mais cinco minutos para explanar suas propostas, encerrando, assim, o debate.
Sobre as eleições
A votação ocorrerá através da montagem de mesas coletoras virtuais, na qual o (a) professor (a) deve entrar em uma sala virtual, identificar-se com documento e só então recebe um link para a votação.
Podem votar os/as docentes associados e associadas sindicalizados até o dia 3 de agosto de 2020 e, além disso, os eleitores e eleitoras devem estar em dia com a contribuição sindical até o dia 6 de setembro deste mesmo ano.
Segundo Raquel Dias, presidente da CEC, a computação dos votos será no dia 6 de novembro, a partir das 22 horas. O resultado preliminar será divulgado assim que concluído o processo de apuração, pois as chapas poderão apresentar recursos até 24 horas após a divulgação do resultado, a contar do momento em que for concluída a computação dos votos.
A divulgação oficial dos resultados será feita no dia 10 de novembro. A chapa eleita será empossada em dezembro, durante o 10º Conad Extraordinário, que ainda será convocado.