12/09/2024
Atualizada: 12/09/2024 19:02:09

Fotos: Karina Dantas e Priscilla Nascimento/Ascom Adufal

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou, nesta quarta (11) e quinta-feira (12), assembleia geral setorial que ocorreu presencialmente nos campi fora de sede Arapiraca e Sertão, no primeiro dia, e em Maceió, Campus A. C. Simões, no segundo dia.

As assembleias tiveram como pontos de pauta: informes; discussão do relatório sobre progressão docente; escolha de delegado e observador para o 15º Conad Extraordinário; ação do auxílio-transporte para o interior (Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema); e atualizações das ações judiciais (47,94%, 28,86% e PASEP).

Assembleia em Maceió teve a composição da mesa formada pelo presidente da Adufal, Jailton Lira, a vice-presidente, Irailde Correia, a secretária-geral, Esmeralda Moura, e o advogado Flávio Pinheiro. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

Nas ocasiões, a diretoria começou propondo os nomes dos/as professores/as Jailton Lira, Irailde Correia e Sandra Lira para representarem a entidade como observadores no 15° Conad Extraordinário do Andes - Sindicato Nacional, o que foi aprovado pelos presentes nas três reuniões.

“A ideia é que, no Conad, seja construída uma nova proposta de carreira para alterar a proposta que já existe desde 2011, e assim a gente possa atualizar essa carreira docente”, explicou o presidente da Adufal, Jailton Lira.

Presidente da Adufal, Jailton Lira. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

O 15º Conad Extraordinário terá como tema central “Movimento Docente e Carreira: uma luta histórica do ANDES-SN”. O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de outubro no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb Seção Sindical), em Brasília (DF).

A diretoria também dialogou sobre o relatório construído pela Adufal sobre a minuta de progressão docente, feito a partir das considerações da base de sócios/as durante as reuniões setoriais. Na assembleia setorial de Maceió, realizada no auditório Vera Rocha, a professora Sandra Lira fez uma apresentação, resumindo o conteúdo do relatório.

Diretora Sandra Lira fez apresentação sobre relatório da minuta de progressão docente. Foto: Priscilla Nascimento/Ascom Adufal

Em seguida, o advogado Flávio Pinheiro explicou sobre a ação de auxílio transporte para os docentes lotados em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, que fazem jus ao benefício. Conforme foi relatado, uma decisão judicial recente confirmou a viabilidade do recebimento do auxílio transporte para os docentes lotados nessas unidades e toda a burocracia que antes era exigida não será mais necessária.

"O que antes era exigido, hoje passou a não mais ser. Que seria a comprovação, a entrada no sistema, encaminhamento de outros documentos, isso não mais vai ser necessário. Basta que você comprove que tem sua lotação no interior para que você tenha garantida a indenização por esse auxílio transporte. Essa decisão saiu na semana passada e a gente está aguardando o trânsito em julgado para que a gente possa instrumentalizar isso”, relatou o advogado.

Outro ponto de pauta da assembleia foi acerca das ações judiciais dos 47,94%, 28,86% e do PASEP, momento em que o advogado Flávio Pinheiro explicou as últimas atualizações dos processos e tirou dúvidas dos presentes.

Assembleia em Maceió foi realizada no auditório Vera Rocha. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

Em relação ao percentual dos 47,94%, o advogado frisou que a ação continua em tramitação e que, havendo qualquer atualização concreta sobre o caso, a entidade irá comunicar a base de sócios/as amplamente. Também reforçou que os/as associados/as permaneçam alertas em relação a tentativas de golpes e que não façam qualquer pagamento para terceiros, pois o escritório advocatício nunca solicita pagamento de qualquer espécie.

Sobre a rubrica dos 28,86%, nas assembleias foi explicado que a ação, inicialmente promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado de Alagoas (Sintsep-AL), está em sua reta final. Em decisões judiciais recentes, foi confirmado o direito à implantação do percentual na íntegra, sem qualquer compensação, para todos os servidores públicos federais do estado de Alagoas, com direito a retroativo.

“Esse título judicial será estendido para todos vocês e no momento certo, a Adufal promoverá nova discussão conjunta para que a gente passe para essa segunda etapa, de ingressar na ação”, disse o advogado Flávio Pinheiro.

Nas assembleias em Arapiraca e Delmiro Gouveia, participaram o presidente da Adufal, Jailton Lira, a diretora de Política Cultural, Marta Moura, o advogado Flávio Pinheiro, e a assistente jurídica, Sônia Titara.

Assembleia realizada no campus Arapiraca, na quarta-feira (11).

Já na assembleia de Maceió, estiveram presentes os integrantes da diretoria da Adufal: Jailton Lira, Irailde Correia, Esmeralda Moura, Rosangela Reis, Luciano Barbosa, Marta Moura, Socorro Dantas, Sandra Lira, Abdizia Barros e Ailton Galvão.

Diretores da Adufal Marta Moura e Jailton Lira, e advogado Flávio Pinheiro, em assembleia realizada em Delmiro Gouveia.

Notícias relacionadas:

Nova tentativa de golpe no WhatsApp busca vitimar sócios/as da Adufal; entenda

Adufal conquista sentença favorável e garante direito ao auxílio-transporte para docentes da Ufal

Nota jurídica: atualização sobre a ação dos 47,94%

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail