09/07/2025
Atualizada: 09/07/2025 16:45:53
Atendendo à reivindicação dos segmentos trabalhistas e como forma de reforçar o compromisso com a valorização da/o trabalhadora/o, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) pôs fim à escala 6x1 na entidade e adotou, oficialmente, a jornada de trabalho 5x2.
A decisão foi comunicada às funcionárias da Associação na última terça-feira (8) pelo presidente da entidade, professor Jailton Lira. Uma circular interna foi enviada à equipe nesta quarta-feira (9) para formalizar a nova jornada de trabalho.
"Tal mudança possui efeito imediato e aplica-se tanto às/os funcionárias/os atualmente em exercício quanto às/aos que vierem a integrar a equipe no futuro", informa o documento.
A circular está anexada ao final desta matéria.
O presidente da Adufal destaca que, nas últimas semanas, a entidade tem estado diretamente envolvida no debate e na luta pelo fim da escala 6x1.
"Instalamos uma urna na sede da entidade para votação no Plebiscito Popular 2025, que tem feito essa consulta sobre a redução da jornada de trabalho. Além disso, nesta semana, realizamos uma plenária em conjunto com a CUT-AL para debater o tema e estamos convocando um ato público pelo fim da escala 6x1 para esta quinta-feira, 10 de julho", lembra Jailton Lira.
O docente diz, ainda, esperar que a decisão da Adufal em colocar um fim à escala 6x1 na entidade sirva como exemplo e inspire, em especial, outros sindicatos a seguirem o mesmo caminho.
"A Adufal está sendo pioneira ao romper com a jornada 6x1 que, tantas vezes, sacrifica a saúde e a vida pessoal dos trabalhadores. Esperamos que essa pauta avance e alcance todos que ainda vivem sob essa escala. Seguiremos firmes na defesa de uma jornada mais humana, e continuaremos acompanhando esse debate em todo o movimento sindical", afirmou o presidente da Associação.
Ademais, a entidade informa que o horário de atendimento ao público permanece o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na sede Farol; uma vez que a alteração da escala se refere, principalmente, à redução da carga horária anterior de 44 horas semanais.
Ato público por justiça tributária ocorre nesta quinta-feira (10), em Maceió
Vote na Adufal! Entidade instala urna para votação do Plebiscito Popular 2025
Adufal e CUT-AL realizam plenária em 8 de julho pelo fim da escala 6x1 e justiça tributária
Diretoria da Adufal defende justiça tributária e repudia ofensiva do Congresso Nacional