30/07/2025
Atualizada: 01/08/2025 15:06:34
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) alerta para uma nova tentativa de golpe que está circulando por meio do aplicativo WhatsApp. Na mensagem, o/s golpista/s estão utilizando indevidamente o nome da advogada da entidade para informar aos/às associados/as sobre uma suposta vitória em processo judicial, com promessa de pagamento imediato. A entidade reforça que a informação é falsa.
Ao se passarem pela profissional jurídica, os golpistas enviam um falso documento judicial, contendo o nome do/a docente e alguns dados pessoais, na expectativa da fraude parecer crível.
Em seguida, caso a conversa seja continuada, é solicitado o pagamento de uma determinada quantia em dinheiro para ter acesso ao suposto montante maior, momento em que é aplicado o golpe. Confira abaixo um registro da conversa:
Considerando as frequentes tentativas de golpe a associados e associadas, a maioria com o mesmo teor — informando algum ganho judicial e solicitando pagamento para receber o montante maior —, a Adufal reforça que nunca solicita nenhum tipo de pagamento, como depósitos, transferências ou PIX, por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens.
Ademais, a entidade reitera que nenhuma informação sobre ações ou processos judiciais é repassada por mensagem, seja via WhatsApp, SMS ou redes sociais, tanto pela entidade quanto pelos/as advogados/as que prestam serviços à Associação. Todas as atualizações jurídicas são tratadas exclusivamente de forma presencial, na sede da Adufal, garantindo a segurança e a confiabilidade das informações.
Em caso de dúvidas sobre a autenticidade de qualquer mensagem recebida, os/as docentes devem entrar em contato diretamente com a Adufal pelos telefones oficiais disponíveis no rodapé do site: (82) 3241-1880 ou (82) 9 9992-6899.
>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação
Como medida de segurança, o setor jurídico da Adufal estabeleceu a conduta de que dúvidas e esclarecimentos sobre ações e processos judiciais deverão ser esclarecidos somente através de atendimento presencial ou através do e-mail juridico@adufal.org.br.
Por fim, a Adufal informa aos/às associados/as que assuntos relacionados a ações ou processos judiciais devem ser tratados diretamente e exclusivamente na entidade, frisando também que os/as docentes não devem passar informações pessoais ou realizar qualquer tipo de pagamento para quaisquer pessoas desconhecidas.
Adufal alerta para nova tentativa de golpe contra os associados