Siga nosso canal

09/09/2025
Atualizada: 09/09/2025 20:29:49

Fotos: Karina Dantas/Ascom Adufal

O Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) aprovou, na tarde desta terça-feira (9), o Regulamento Eleitoral da Eleição para a Diretoria Executiva da entidade, no biênio 2025-2027.

A reunião foi realizada de forma hibrida — com parte dos conselheiros online e outra parte presencial, na sede da Adufal — e definiu, também, a comissão eleitoral que ficará responsável pelo pleito, além de outros encaminhamentos.

Iniciando os trabalhos, o presidente da Adufal, Jailton Lira e o primeiro-secretário da Adufal, Carlos Müller, informaram sobre a mobilização contra a reforma administrativa que será realizada nesta quarta e quinta-feira, dias 10 e 11 de setembro, com panfletagem no primeiro dia e mobilização virtual no segundo dia.

“Existem pontos críticos nessa reforma que vão fragilizar demais os serviços públicos e nós, como servidores públicos, precisamos estar atentos, discutir e lutar para impedir esses retrocessos. Precisamos dialogar com outros colegas servidores e com a sociedade em geral para que todos entendam a importância de defender o serviço público como ele é”, pontuou a tesoureira da Adufal, professora Rosangela Reis.

Tesoureira da Adufal, Rosangela Reis, reforçou a importância de lutar contra a reforma administrativa. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

Em seguida, o advogado Flávio Pinheiro prestou esclarecimentos acerca da ação dos 47,94% — os mesmos que foram informados à base docente na última rodada de assembleia geral setorial — e reforçou que a entidade continua na expectativa de que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) julgue em breve a matéria.

>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação

Já sobre a Eleição para a Diretoria da Adufal, a diretora de política sindical da Adufal, Sandra Lira, apresentou as mudanças sugeridas para o Regulamento Eleitoral, sobretudo relacionadas aos prazos, sendo aprovadas em sua totalidade. O documento será divulgado nos próximos dias no site da Adufal.

Por conseguinte, os conselheiros aprovaram a composição da Comissão Eleitoral que ficará responsável pela organização do pleito. Fazem parte da comissão os/as docentes: Antônio Passos (Iefe), Maria Cícera dos Santos (EENF), Adriana Duarte (Ceca), José Geraldo Gomes (Cedu) e Noemi Loureiro (ICHCA).

Ainda na reunião, foi sugerida pela Diretoria da Adufal — e aprovada pelos conselheiros — a formação de uma comissão para análise da prestação de contas da gestão 2023-2025, a ser composta pelas professoras: Karina Salomon (Ctec), Tânia Voronkoff (Ceca) e Ana Maria Vergne (Cedu).

“Essa comissão de finanças ficará responsável por analisar as contas do sindicato nesta gestão, devendo elaborar um parecer que será submetido ao Conselho de Representantes e, se for aprovado, segue para aprovação da base docente em assembleia”, explicou o presidente da Adufal, Jailton Lira.

Presidente da Adufal, Jailton Lira. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

Por fim, os docentes instituíram a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação, que terá como principal objetivo articular as demandas e mobilizações locais com as pautas nacionais, inclusive junto ao ANDES-Sindicato Nacional.

Integram o GT de Comunicação da Adufal: Carlos Müller (Sertão), Emanuelle Gonçalves (ICHCA), Vitor Braga (ICHCA), Abel de Albuquerque (Ceca), Lenilda Austrilino (Aposentada) e Socorro Dantas (Iefe).

Reunião foi realizada na sede da entidade, no bairro Farol. Foto: Karina Dantas/Ascom Adufal

Notícias relacionadas:

Adufal convoca base docente para mobilização contra a reforma administrativa

Novo episódio do podcast Conversa Docente explica propostas da Reforma Administrativa

Adufal encerra assembleias com encaminhamentos sobre progressões, abono e reforma administrativa

Fonte: Karina Dantas/Ascom Adufal

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail