15/12/2025
Atualizada: 15/12/2025 16:41:53
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) marcou presença no ato público realizado em Maceió, no domingo (14), com o mote “Congresso Inimigo do Povo”. A manifestação teve concentração às 9h, na praça Sete Coqueiros, que fica na orla do bairro Pajuçara.
Pela Diretoria da Adufal participaram do ato Rosangela Reis (presidenta), Carlos Müller (vice-presidente), Esmeralda Moura (primeira-secretária), José Marcio Augusto (diretor de Política Educacional e Científica) e Terezinha Ataide (diretora de Política Cultural).

A manifestação ocorreu em diversas cidades do país e foi organizada pelas centrais sindicais, movimentos sociais e populares contra a ofensiva da direita no Congresso Nacional, que tem atuado para beneficiar os condenados pelo atentado à democracia em 8 de janeiro de 2023 e retirar direitos do povo brasileiro.
Entre as ações que representaram o estopim para levar o povo às ruas no dia 14 de dezembro, estão: uso de violência desproporcional e indevida contra o parlamentar de oposição, Glauber Braga (PSOL-RJ); censura à imprensa e violência contra jornalistas; aprovação do PL da Dosimetria que beneficia diretamente golpistas da democracia; além da aprovação da PEC do Marco Temporal, pelo Senado Federal, ignorando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação
“Apesar de nós termos conseguido governos democráticos e populares, a gente continua com um Congresso de costas para o povo brasileiro, alheio aos nossos interesses. Enquanto nós precisamos discutir mais investimentos para a educação, para a saúde, entre outras prioridades, o Congresso fica preocupado em anistiar criminosos e golpistas que tentaram derrubar o presidente Lula em 8 de janeiro de 2023”, disse o vice-presidente da Adufal, Carlos Eduardo Müller, durante discurso no ato público.
"Congresso inimigo do povo!": Adufal convoca categoria para ato público neste domingo (14)