09/03/2018
Atualizada: 09/03/2018 00:00:00


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (ADUFAL) em defesa do respeito à liberdade e à democracia vem de público repudiar a truculência cometida pela Polícia Militar de Alagoas, que, representando o braço repressor do Governo do Estado, agrediu duas companheiras de luta presentes à mobilização e marcha do 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres. As companheiras Keka Rabelo, produtora cultural, e Sandra Lira, professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, assim como todas as mulheres em Marcha e os diversos movimentos sociais e sindicais presentes ao Ato, exerciam seu direito de manifestação e, de forma organizada e pacífica, cobravam do Governo do Estado, maior atenção e compromisso com a questão das Políticas protetivas direcionadas às mulheres alagoanas. De forma paradoxal e inaceitável, duas mulheres sofreram agressão em um dia internacional de combate à violência contra a mulher, o que reflete a realidade cotidiana na qual as mulheres brasileiras, entre as quais, as alagoanas, estão mergulhadas.

O estado de Alagoas, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública, teve 74 mulheres assassinadas em 2017, dentre as quais 31 tiveram suas mortes classificadas como feminicídio, ou seja, foram assassinadas por sua condição de MULHER. Na semana do 8 de Março, a sociedade alagoana perdeu mais uma de suas mulheres, brutalmente assassinada pelo marido. Este é mais um dos muitos casos de violência contra a mulher, que pode – pela inércia do Estado – ficar impune.

A ADUFAL, em apoio às companheiras Keka Rabelo e Sandra Lira (que representam todo um coletivo de combate à violência contra a mulher), em defesa da liberdade de lutar e da democracia, REPUDIA mais essa ação de repressão e violência praticada pela Polícia Militar de Alagoas, abordagem que vem se tornando uma constante contra os movimentos sociais e sindicais. Exigimos que o Estado cumpra o seu papel na garantia dos direitos sociais e não se coloque contra o povo a quem tem o DEVER de defender.

 

CHEGA DE VIOLÊNCIA!!!!

A direção

Maceió, 09 de março de 2018.


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail