Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas – ADUFAL, Seção Sindical do ANDES-SN, tem sua sede própria, autônoma e independente, com endereço na Rua Dr. José de Albuquerque Porciúncula, 121, Farol, Maceió-AL.

Ela surge a partir de uma reunião de docentes lideradas pelos professores Abel Tenório Cavalcanti e Gilberto de Macedo, realizada no dia 07 de novembro de 1979, no Auditório da Reitoria, hoje Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, localizado na Praça Visconde de Sinimbu.

A primeira reunião de sua fundação, secretariada pela professora Maria Mendes, contou com a presença de 42 docentes e teve como diretriz, a partir da reflexão critica da conjuntura adversa pela qual passava a sociedade brasileira, na vivência de uma ditadura, o debate sobre a imperiosa necessidade de organização sindical da categoria, em defesa da Universidade, como uma instituição publica, gratuita e de qualidade, em defesa da dignidade salarial e a melhoria das condições do trabalho dos/as professores/as. Ainda trazia no bojo de suas questões, como bandeira de luta politica, a inserção dos/as professores/as na luta pela redemocratização da sociedade brasileira, e a luta pela Anistia Geral e Irrestrita.

Nesse contexto, foi escolhida a diretoria provisória, tendo como Presidente o Professor Renato Gama Vieira da Silva, como Secretária a Professora Maria Mendes de Santana e como Tesoureiro, o Professor José Braga de Lyra.

A primeira diretoria eleita teve como Presidente - Marcelo Lavenère Machado, Gilberto de Macedo - Vice Presidente, Renato Gama Vieira da Silva - primeiro Secretário, Maria Mendes de Santana segunda Secretária, Tesoureiro - José Bento Pereira Barros, e os professores/as Clóvis Antunes Carneiro de Albuquerque, Maria Cristina Hellmeister, Hilda Laffitte Cardoso da Silva, Eduardo Perdigão de Lemos, Paulo Luís Neto Lobo, membros efetivos e as professoras Maria Violeta Dantas e Vanda Ávila Ramos como suplentes.

Na primeira reunião do Conselho Diretor da ADUFAL foi aprovada uma Carta Programa, com o objetivo de esclarecer à Comunidade dos/as docentes da UFAL, sobre a finalidade da Entidade, e sua linha de autonomia firmada no seu Regimento.

Apesar da conjuntura, a Ata da primeira reunião estabelece, em seu item 3 - “Comunicação oficial da existência da ADUFAL aos Congêneres, ás Reitorias, ao Ministério da Educação (MEC), ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), à Secretaria de Educação e Cultura, aos Partidos Políticos e ao Governo do Estado”.

Essa Entidade Sindical, com mais de três décadas de atuação, participou efetivamente com muita combatividade e disposição para a luta, de mais de 20 Greves Nacionais, deliberadas no conjunto da base nacional da categoria.

No percurso de sua história, tem atuado com compromisso ético e politico, na defesa da universidade como um organismo de ensino, pesquisa e extensão, público gratuito, laico, de qualidade socialmente referenciada, de seus/as docentes, em seus direitos trabalhistas, e ou onde estiver sendo ameaçados/as em sua dignidade e em seus direitos humanos.

A ADUFAL, diuturnamente, se põe contra a precarização do trabalho acadêmico e do sucateamento da UFAL. Continua firme na luta, em defesa intransigente do Estado Democrático de Direito, da garantia dos direitos trabalhistas, contra a Terceirização dos Serviços Públicos, atualmente expressa na luta contra a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e todos os atos do atual governo golpista que atenta contra a dignidade e os direitos humanos dos/as trabalhadores/as.

Como diz o poeta Geraldo Vandré, e o povo nas ruas cantavam nas lutas pelas Diretas Já, nesse momento somos chamados a continuar cantando “caminhando e cantando e seguindo a canção [...], vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora não espera acontecer”. É a ADUFAL, em sua firmeza sindical, chamando toda comunidade universitária, para de mãos dadas estarem presentes nos processos sociais e políticos que afligem a sociedade brasileira. Vamos à luta!.

  • Rua Dr. José de Albuquerque Porciúncula, 121 Farol Maceió-AL
    57051-345
    seg á sex 09:00 às 18:00

    Visualizar no mapa

  • Sede Farol

  • (82) 3241-1880

  • (82) 3241-1662

  • (82) 9.9992-6899

  • CIC

  • (82) 9.9953-0275


2018

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail