10/08/2018
Atualizada: 10/08/2018 00:00:00


A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) se reuniu com a base docente dos cursos de Odontologia, Geografia e de Ciências Agrárias da Ufal, na terça (7) e na quinta-feira (9), para falar sobre as ações do Sindicato e esclarecer dúvidas da categoria.

Na tarde da terça-feira, o presidente da Adufal, Jailton de Souza Lira, o tesoureiro, Ailton Silva Galvão, a diretora de política educacional e científica, Irailde Correia, e o diretor suplente Amauri da Silva Barros, dialogaram com os professores da Faculdade de Odontologia da Ufal (Foufal).

“Procuramos sempre estar em diálogo com a nossa base para fazer uma atividade sindical eficiente, pois é essencial conhecer as necessidades de cada unidade acadêmica e de cada associado. Àqueles que ainda não são sindicalizados, fazemos o pedido de procurar acompanhar as ações da Adufal e se associar, pois quanto mais unidos somos, mais forte nos tornamos”, disse a professora e diretora da Adufal, Irailde Correia.

Na visita aos docentes do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), ocorrida na manhã da quinta (9), a vice-presidenta, professora Ana Maria Vergne, e a diretora cultural, Socorro Meneses Dantas, estiveram presentes, juntamente com o presidente, Jailton Lira, o tesoureiro, Ailton Galvão, e o diretor suplente Amauri Barros.

Na oportunidade, a professora Ana Vergne citou os ataques que a educação vem sofrendo no governo atual. “Nas últimas duas semanas a gente recebe péssimas notícias com relação aos investimentos na Capes, que correm sérios risco de serem cortados, e que o CNPQ também vai sofrer tristemente com cortes que vão inviabilizar o que a gente faz na graduação e na pós-graduação, no sentido de produção do conhecimento, então a situação é muito grave. Nós estamos sendo atacados não só no que diz respeito à nossa sobrevivência mais elementar, que o direito de receber dignidade pelo trabalho de alta complexidade que a gente realiza, mas também no sentido de que os espaços que a gente trabalha estão sendo sucateados. Então a gente precisa de engajar na luta”.

Outra reunião extremamente produtiva ocorreu com os docentes do Centro de Ciências Agrárias (CECA), na tarde da quinta-feira, em Rio Largo. A comitiva da Adufal que esteve presente foi composta pelos professores Jailton Lira, Ana Maria Vergne, Ailton Galvão e Amauri Barros.

“Um dos grandes progressos desta gestão é a reforma na sede da Adufal, no Farol, que já está em fase de finalização. Fizemos cinco vagas para estacionamento na entrada, fizemos ajustes e ampliamos o auditório para comportar 80 pessoas, que vai servir para atividades de docentes, construímos mais duas salas, entre outras coisas. Tudo isso pensando no melhor atendimento ao sindicalizado e no melhor trabalho dos funcionários para servir a nossa base”, disse o tesoureiro Ailton Galvão, reforçando que em breve será realizada a inauguração.

Nas três reuniões, o professor Amauri Barros fez uma apresentação explicando temas como promoção, progressão, legislação externa e interna e outros assuntos administrativos e jurídicos da categoria, para sanar as dúvidas dos presentes.


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail