13/09/2018


A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou, na tarde de quarta-feira (12), uma reunião com os setores de assistência técnica e gerência do plano de saúde Geap. A diretora de Política Educacional e Científica, Irailde Correia, a vice-presidente Ana Maria Vergne, e o advogado Marcelo Daneu representaram a Adufal junto à empresa.

A reunião foi solicitada pela Associação para buscar atender uma demanda apresentada por docentes dos Campi do interior (Delmiro Gouveia e Arapiraca).

Durante as visitas realizadas pela Diretoria aos Campi do interior, vários docentes apresentaram queixas quanto ao atendimento pelo Geap, especialmente no que se refere à dificuldade de cobertura a algumas especialidades, entre as quais está a pediatria. Professores de Delmiro e Arapiraca mencionaram que, frequentemente, precisam se deslocar de seu local de domicílio, porque não há médicos disponíveis.

Na reunião, o assistente técnico da empresa Rafael Vigolvino explicou que essa dificuldade narrada pelos docentes se dá, principalmente, porque o Geap trabalha a partir de tabelas cujos valores não são atrativos para muitos médicos. As clínicas especializadas também resistem a atender pelo plano, por razão semelhante. Isso acaba restringindo o número de profissionais disponíveis, bem como a diversidade de especialidades oferecidas no interior.

O representante do Geap frisou também o fato de haver, por exigência legal da Agência Nacional de Saúde, critérios rígidos com relação à regularização da documentação necessária para o credenciamento dos médicos e clínicas junto à Geap.

Reembolso
Quando questionados a respeito da previsão de alguma medida que melhore o atendimento do Geap no interior, os técnicos do Geap informaram que, a curto prazo, deve continuar garantindo aos usuários do plano o reembolso, nos casos de inexistência de médicos e clínicas especializadas em determinadas áreas, no local de moradia dos professores. Enfatizaram, no entanto, que o reembolso só pode ser garantido desde que o conveniado entre em contato com o Geap e, de posse de um número de protocolo e seguindo as orientações que lhe serão dadas, encaminhe o atendimento fora do convênio.

Uma vez atendido, o conveniado deve encaminhar à Geap os documentos que comprovem os custos do serviço, para que possa receber o reembolso. Gláucio Neves, Gerente de Serviços da Geap, informou que esse reembolso é feito em até 30 dias.

Na reunião também ficou acordado que a Adufal organizará atividades junto à sua base de associados nas quais a empresa possa estar presente para tirar dúvidas e esclarecer algumas especificidades do plano.


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