01/04/2019
Atualizada: 03/04/2019 15:01:57


A base de associados/as da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e de filiados/as do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), participaram, na manhã desta segunda-feira (1º), de assembleia conjunta ocorrida no auditório da Reitoria. Na ocasião, os docentes e técnicos associados/filiados das entidades, decidiram, em votação, que serão interpostos recursos administrativos individualizados ao Conselho Universitário (Consuni), referente ao processo das rubricas judiciais.

Apresentar os recursos ao Consuni é a terceira e última tentativa de resolução dos processos pela via administrativa, uma vez que este é o órgão de deliberação superior da Universidade. Esta será mais uma forma de buscar que a gestão da Ufal se abstenha de cortar as rubricas judiciais dos servidores, conforme já determinado em liminar.

“Nós vamos até o final, porque se a gente não for defender nossos direitos não terá ninguém para defender. Quem defende os nossos direitos são os próprios servidores em conjunto com os seus sindicatos. Então todo mundo aqui sabe o que está acontecendo, cada um escolheu uma posição política, escolheu um lado; o nosso lado é o do servidor”, disse o presidente da Adufal, Jailton Lira.

Como de costume, foi reservado um momento para os/as presentes se inscreverem para discursarem, expressando opiniões sobre as últimas ações referentes ao processo das rubricas judicias. Cerca de 18 pessoas se inscreveram e se pronunciaram em público.

"Uma coisa são as notas e as declarações, outra coisa são os fatos e as ações. Não adianta falarem que vão agir em defesa dos servidores e na prática atuarem exatamente ao contrário", discursou o professor Luiz Antônio Palmeira, em alusão às ações contraditórias da Gestão da Ufal.

Acerca do processo dos adicionais ocupacionais (insalubridade, periculosidade), o presidente da Adufal relatou que o escritório jurídico já informou ao juiz acerca do descumprimento da decisão liminar, que impede a retirada dos adicionais, e aguarda agora um pronunciamento do juiz, através de despacho, sobre o que será feito a respeito.

Associados/as da Adufal decidem manter escritório advocatício no processo das rubricas

Após sugestão da professora Lenilda Austrilino, os/as associados/as decidiram, em votação, manter o escritório advocatício da Adufal no processo das rubricas judiciais.

Participaram da mesa o presidente da Adufal, Jailton Lira, a vice-presidenta da Adufal, Ana Maria Vergne, os coordenadores gerais do Sintufal, Evilázio Freire e Davi Fonseca, e a advogada do Sintufal, Rafaelly Aguiar.

 


2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail