02/05/2019
Atualizada: 02/05/2019 13:57:55


A base docente e integrantes da diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participaram, na quarta-feira (1º), dia do/a trabalhador/a, do ato público que ocorreu em Maceió, em defesa da aposentadoria, contra a reforma da previdência, em defesa dos direitos trabalhistas, por mais empregos e salários decentes, entre outras reivindicações.

A vice-presidente da Adufal, Ana Maria Vergne e o diretor Amauri Barros, entre outros/as associados/as da entidade, estiveram presentes na manifestação, que teve concentração na Pajuçara, por volta das 9h.

Reforma da Previdência

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19 representa um duro ataque aos trabalhadores brasileiros. Além de aumentar a idade mínima para aposentadoria, ela quebra o caráter solidário da Previdência Social e reduz os valores de benefícios. Além disso, a reforma privatiza a Previdência, entregando ao sistema financeiro o principal mecanismo de proteção social e distribuição de renda do país. A reforma ataca também os servidores públicos, limitando valores de aposentadoria, e impondo pesadas regras de transição.

1º de Maio

A data foi estabelecida em 1889 no Congresso da Internacional Socialista, ocorrido em Paris, que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa. Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalhador, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários dos Estados Unidos. Três anos antes, os americanos organizaram uma campanha por melhores condições de trabalho, fazendo mais de 1,5 mil greves em todo o país. Uma das principais reivindicações era a garantia da jornada de oito horas diárias.

Fonte: Ascom/Adufal com informações do Andes-SN

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail