09/05/2019
Atualizada: 10/05/2019 14:49:06


Mais de mil pessoas entre docentes, estudantes e técnicos-administrativos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se reuniram na Reitoria da Ufal, durante assembleia unificada, nesta quinta-feira (9), mostrando resistência e desaprovação aos ataques do Governo Bolsonaro à educação pública.

A comunidade acadêmica decidiu que irá aderir à Greve Nacional da Educação, no dia 15 de maio. Também haverá ato público no mesmo dia, com concentração às 9h, no Cepa.

Inicialmente a assembleia estava prevista para ocorrer dentro do auditório da Reitoria, contudo, devido à superlotação no local, terminou ocorrendo no espaço aberto da Reitoria. 

O presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Jailton Lira, disse que é preciso dialogar com a sociedade fora do meio acadêmico, para que entendam o grande retrocesso que o governo Bolsonaro traz para a educação com os cortes de verbas. Também relatou que é preciso mostrar os projetos que saem da universidade para a população em geral. 

“Esse debate não começa aqui, não se esgota aqui e muito menos se esgota no ato público que ocorrerá no dia 15. Esse é um debate que deve permanecer como pauta principal pelos próximos anos, porque o crescimento do facismo no país é real, então é importante que nós possamos confrontar desde já, antes que isso cresça cada vez mais”, afirmou o professor Jailton Lira.

Além da paralisação no dia 15, também foi deliberado que serão realizadas manifestações diariamente, na Ufal, até o dia da Greve Nacional da Educação; que serão organizados grupos de mobilização para receber os parlamentares alagoanos no aeroporto de Maceió, como forma de pressioná-los acerca da votação da Reforma da Previdência; e que será formada uma comissão para organizar esses atos menores.

“A nossa luta é todo dia, educação nao é mercadoria!”, foi um dos gritos que ecoavam no hall da reitoria durante as falas políticas. 

Conduzindo a assembleia unificada estavam integrantes da Adufal, como o presidente e a vice-presidenta, Ana Maria Vergne; do Diretório Central dos Estudantes (DCE), como o coordenador geral do DCE, Tiago Di Lucas; e do Sindicato dos trabalhadores da Ufal (Sintufal), com Paulo Jorge Omena da coordenação geral, e José Moyses Ferreira da coordenação regional de Delmiro Gouveia.

Confira todas as imagens da assembleia clicando aqui.

Fonte: Karina Dantas/Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail